Coluna do macário batista para o dia 06 de maio de 2022

A volta é que faz o anzol
Nos últimos anos últimos dias as falas de Ciro Gomes buliram com os alicerces da política do Ceará. enquanto ele brigava só com Lula e Bolsonaro, a confusão estava longe de casa, mas Ciro entendeu de espargir sua zanga e suas vontades aqui em casa. Por querer Roberto Claudio candidato dele ao Governo do Ceará, ameaça romper com a aliança do PDT com o PT e outros partidos que fatalmente não seguirão na coligação, tomando rumos perigosamente a vista.Na análise da focus, é lembrado que Ciro diz que é capaz de enfrentar o PT e desafia quem se meter na frente dele.Vejamos o que diz a focus: "Mercado político avalia que Ciro quer implodir aliança com PT para viabilizar RC-Com o veto generalizado do petismo a Roberto Cláudio, Ciro passou a entender que só viabilizará a candidatura do ex-prefeito de Fortaleza sem a parceria com o PT.Ciro e RC: a aposta é que Ciro quer RC candidato ao Governo nem que seja preciso desmontar a aliança.Ao dirigir sua artilharia para o PT do Ceará, um aliado que tem Camilo Santana como principal âncora política, Ciro Gomes fez com que uma parte importante do mercado político passasse a fazer a seguinte leitura: Ciro trabalha para implodir a aliança do PDT com o PT. Dessa forma, o petismo seria obrigado a lançar candidato próprio ao Governo. Isso mesmo.O raciocínio é o seguinte: com o veto generalizado do PT a Roberto Cláudio, Ciro passou a entender que só viabilizará a candidatura do ex-prefeito de Fortaleza sem a parceria com o PT.A fala de Ciro na entrevista à TV Jangadeiro foi clara: “É bom que todo mundo saiba que esse acordo [entre o PT e o PDT] vai ocorrer se o interesse do Ceará estiver acima. Se for com negócio de conchavo e picaretagem, eu topo enfrentar o PT também”. Na sequência, Ciro disse que “o que falta para definir o candidato [do PDT do Ceará] é consulta para ouvir o povo”. Perceberam? Não falou em ouvir bases, os aliados ou coisa que o valha.Ao dizer que não vai se “submeter a um lado corrupto do PT que também existe no Ceará”, Ciro Passou outro recado ao petismo. Até citou Luizianne, mas seu alvo parece não ser exatamente a ex-prefeita.Atentem que a fala de Ciro emendou o tiroteio dirigido ao PT com a trajetória de Roberto Cláudio. “Qual é o defeito, por exemplo, do Roberto Cláudio?” Pois é. O “Por exemplo”, poderia considerar também as pré-candidatura da governadora Izolda Cela, do presidente da Assembleia, Evandro Leitão, ou do seu fiel escudeiro na área econômica, Mauro Filho.No fim das contas, o mercado político entendeu o seguinte: Ciro quer RC candidato ao Governo nem que seja à custa da aliança com o PT. Sim, é um jogo arriscado.

A frase: "A Enel reportou um lucro líquido de 1,4 bilhão de euros no primeiro trimestre de 2022". Agora eles querem mais, avaliam economistas.

A fome chegou (Nota da foto)
Pra acreditar, fui às compras. Não as compras do mês da semana, não: do dia-a-dia. Haviam me falado fui testar. -Me dê dois carioquinhas=pão francês=(não posso comer pão) . A moça pegou os dois e pesou. Não vi o peso, mas o valor: R$2,40. R$1,20 cada.

Isolda, a política
Nem bem Ciro Gomes cantou de galo no alto do PDT, a educadora Isolda Cela,Governadora do Estado, foi ao meio fio e mostrou as armas: “Gostaria de expressar todo o meu respeito à aliança de partidos que ajuda a governar o Ceará e tem contribuído para os muitos avanços do nosso estado nesses últimos anos. PDT, PT, MDB, PSD e tantos outros que integram nosso Governo têm sido fundamentais em todo esse processo”. Precisa desenhar?

Heitor conseguiu
De discurso em discurso, Heitor Férrer conseguiu botar agentes policiais dentro do Aquário de Fortaleza. A coisa não está pra peixe.

Boca maldita
Não esperem, de nenhum dos lados, que haja uma campanha limpa este ano no Ceará.Tem gente chamando casas legislativas de bancos.

Aliás...
Ouvi de um agente político algo do tipo: não se fala mais em política, mais em partidos,mais de lados contra e/ou a favor. A palavra é: Quanto$$$ O preço do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário