Coluna do macário batista para o dia 18 de maio de 2022

 


Pepe Mujica e suas aulas de política
Estava no Uruguay quando Pepe passou o Governo para o novo presidente eleito.Deixei o discurso do novo de lado e acompanhei Pepe até seu velho fusca, que ele saiu dirigindo e sozinho. Ainda pedi pra falar, gritando em meio à turba que o acompanhava...Soy periodista de Brasil. Puedes ablar um poco?Sorriu fez um olhar como quem diz...Como? E foi. Era um atravimento meu querer que Mujca parasse em meio àquela enorme confusão para falar comigo. Mas jornalista é bicho atrevido e está sempre como anzol nágua; com isca , ou não. Na semana passada Pepe falou à Emaús.
O ex-presidente uruguaio José "Pepe" Mujica (2005-2010) advertiu nesta sexta-feira (13) que a política está "muito degenerada", em uma crítica direcionada às lideranças. Mujica, que passou 12 anos na prisão por integrar o Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, lembrou que, "para além dos partidos e das definições", a política é "essencial" porque com ela se define a "distribuição". "A política não é uma profissão para fa.zer dinheiro; quem quiser enriquecer que vá para o comércio ou a indústria e que pague impostos; a política é uma paixão", disse o ex-presidente durante o ato de encerramento da assembleia mundial de Emaús, organização que combate a pobreza e a exclusão social. Diante de uma centena de representantes de todo o mundo da organização, Mujica, de 86 anos, que deixou a política ativa em 2020 após renunciar a seu assento no Senado, advertiu que "frequentemente, os povos, e sobretudo os mais pobres, se sentem espoliados não só do ponto de vista econômico, mas também ofendidos" pelas políticas dos cargos eletivos. "Não inventaram as repúblicas e as democracias modernas para sustentar sociedades nobiliárias, como antigamente", afirmou o ex-presidente, lembrando que "as sociedades fizeram revoluções após a utopia de que somos iguais". Mas para Mujica, esta máxima vai no caminho contrário: "estamos cada vez em um mundo mais rico, mais cheio de desafios materiais, com um avanço científico, mas com uma desigualdade lacerante que cresce". Por isso, o ex-presidente esquerdista pela Frente Ampla, advertiu que se a sociedade quer apoiar a democracia, tem que estar atenta e se preocupar "em como são os eleitos para a condução política". Também instou os cidadãos a "se definirem porque têm que se posicionar diante da dor e da angústia de tanta gente".
A frase: “A minha amiga Izolda, que é uma mulher muito preparada, não é muito conhecida. Será que ela consegue em três meses ter esse conhecimento antes da convenção para se tornar favorita? Não sei. Acho pouco provável”, declarou Lupi, presidente do PDT se metendo onde não foi chamado. Nem conhece.Izolda que não é amiga dele.
Mais inglês,menos Imposto de renda (Nota da foto)
O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE) apresentou, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei nº 1116/2022, que prevê a inclusão dos gastos com escolas de língua inglesa na dedução do Imposto de Renda da Pessoa Física. . A motivação para o projeto foi a baixa qualidade da educação e incentivo às famílias, segundo o deputado autor do projeto.
Aprovações na Assembleia
Na última sessão da Assembleia do Ceará... Do deputado Nizo Costa (PT), em coautoria com a deputada Augusta Brito (PT), Dia Estadual de Combate ao Assédio Moral e Sexual contra Mulheres no Ambiente de Trabalho, no âmbito do Estado.
E mais...
Já o 139/22, do deputado Romeu Aldigueri (PDT), institui a Semana Estadual de Incentivo ao Uso da Energia Eólica no âmbito da rede de ensino do estado do Ceará.Se pudesse entender à energia solar,seria ótimo.
União Brasil em campanha
O União Brasil, sigla liderada no Ceará pelo deputado federal sr. Wagner, realizou no sábado, 14, às 9h, em Russas, o segundo encontro regional do partido.O União Brasil deve realizar ainda mais oito encontros nas principais regiões do Estado.
Eita!!!
No fim do último mês, após os feriados prolongados de 15 e 21 de abril, a Rede Monitoramento COVID Esgotos detectou o aumento das cargas do novo coronavírus em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Rio de Janeiro. Meus Deus!
Política
O deputado Denis Bezerra (PSB-CE) foi empossado presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. Ele substitui o deputado Dr. Frederico (Patriota-MG).
Mazelas
“A desigualdade social, infelizmente, acarreta muitas nas mazelas sociais à população idosa e essa é uma das principais batalhas que nós temos que enfrentar: reduzir a violência psicológica, a violência econômica e até mesmo a violência física contra os nossos idosos”, disse Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário