Ex-presidente da Assembleia Júlio Rêgo morre aos 89 anos

O ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Júlio Rêgo morreu aos 89 anos de idade, nesta quinta-feira (5). Ele, que também já esteve à frente da Prefeitura de Tauá, exerceu o cargo de presidente da AL entre 1991 e 1993, tendo cumprido um total de oito mandatos como deputado estadual e atuado como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Ceará.
Júlio Rêgo teve participação ativa na política cearense durante a maior parte da segunda metade do século XX, tendo iniciado a vida pública já nos anos 1960, em Tauá. Nascido no mesmo município, em 1932, ele cursou medicina na Universidade de Recife e pós-graduação em Medicina do Trabalho na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Em sua trajetória no Parlamento, ele chegou a ocupar diversos cargos na Mesa Diretora da Assembleia, além de ter atuado como líder do governo durante a gestão de Ciro Gomes. Na administração estadual, ele foi secretário de Saúde na gestão do ex-governador César Cals. Assumiu o Governo do Estado várias vezes, nos governos César Cals, Virgílio Távora, Tasso Jereissati e Ciro Gomes. Já no TCE, além de conselheiro efetivo, o político também atuou como presidente do tribunal no período de 1996 a 1997.
Homenagens
O plenário da Assembleia Legislativa do Ceará, durante a sessão de ontem, fez um minuto de silêncio em pesar pela morte do ex-deputado. Além disso, a casa decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Júlio Rêgo.
O deputado Audic Mota (MDB), segundo-secretário da Mesa Diretora, ressaltou a importante contribuição dada pelo ex-parlamentar ao Legislativo cearense. “Foi um grande filho de Tauá, que se destacou como médico e trabalhador. Deixa um sentimento de tristeza, mas deixa, sobretudo, um grande legado. Um grande orgulho por tudo o que o senhor Júlio representa para nosso estado”, disse. O deputado Elmano Freitas (PT), que presidia a sessão, solidarizou-se com os amigos e familiares e pediu um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-deputado estadual.
O presidente da casa, Evandro Leitão (PDT), em nota divulgada publicamente, externou tristeza pela morte do ex-parlamentar. “Cidadão do município de Tauá, Júlio Rêgo foi um renomado profissional da saúde, com relevantes serviços prestados ao nosso estado.”, pontuou.
A governadora Izolda Cela (PDT) também se pronunciou: “Meu abraço fraterno a todos os familiares e amigos de Júlio Rêgo”, declarou, ressaltando que recebeu com “muito pesar” a notícia. Já o ex-governador Camilo Santana (PT) destacou a passagem do político pelo TCE e pela Assembleia Legislativa. “Que Deus conforte a família e os amigos”, escreveu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário