No PP, Zezinho Albuquerque declara apoio a Izolda Cela

 


O deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP) declarou apoio à reeleição da governadora Izolda Cela (PDT) durante pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa do Ceará desta quarta-feira (25). Na ocasião, ele destacou ações da gestão da pedetista à frente do governo estadual e manifestou que ela “tem direito a uma reeleição”.

A declaração vem após momentos de turbulência dentro da base governista em meio à disputa pela indicação do PDT para a candidatura ao Palácio da Abolição este ano. Além de Izolda, estão no páreo o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Evandro Leitão e o ex-titular da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) Mauro Filho – mas há, na prática, um acirramento apenas entre a governadora e o ex-prefeito.
Na ocasião, Zezinho apontou que “nós estamos bem entregues até janeiro” e que, ao visitar o interior do Ceará, tem percebido que a população simpatiza com a atual gestão. “Izolda, com o seu jeito simples, as coisas estão acontecendo. Os prefeitos estão encantados com Izolda. Andando pelo interior, conversando com as pessoas e ouvindo, estou presenciando satisfação e ouvindo sugestões”.

Declarou ainda que a atual gestora teve papel fundamental no reconhecimento internacional do estado: “A educação do Ceará não é conhecida só nacionalmente, mas internacionalmente. Camilo tinha ao seu lado a governadora Izolda, e como diz o próprio Camilo, não tinha uma vice para ser melhor”, assinalou, durante o pronunciamento.

O próprio Zezinho Albuquerque também já foi apontado como um possível nome para a candidatura governista, tendo ele dito que está à disposição para dialogar sobre o tema. Isso, no entanto, se deu em meio a uma migração do deputado do PDT para o PP, na trilha do filho AJ Albuquerque, presidente estadual deste último. O PDT, por sua vez, decidiu que lançará candidato próprio este ano, a ser apoiado pelas legendas que hoje integram a base – tanto que o senador Cid Gomes, em declaração de fevereiro deste ano, considerou legítimo Zezinho colocar o próprio nome como pré-candidato, contanto que fosse do PDT. O deputado efetivou a migração para o PP durante a janela partidária.
Com isso, a declaração do progressista, que é também ex-presidente da Assembleia Legislativa, indica na prática o apoio de mais um partido da base para o nome de Izolda na disputa interna: o apoio da principal liderança do PP no Ceará se soma ao do PT, hoje defensor enfático da indicação do nome da atual governadora, para fazer frente ao de Roberto Cláudio. O fato, assim, também fortalece o argumento de que Izolda tem poder de agregar de modo efetivo os atuais aliados dos pedetistas para o pleito.

O movimento ocorre meses após uma onda de apoios públicos dentro do PDT à candidatura de Roberto Cláudio, notadamente do prefeito José Sarto, do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) Antônio Henrique e de diversos parlamentares da base governista naquela casa.

Parlamentares
Na mesma sessão da Assembleia desta quarta-feira, ao repercutir o pronunciamento de Zezinho, diversos outros deputados elogiaram a iniciativa e destacaram qualidades da pedetista. o deputado Acrísio Sena (PT) parabenizou o colega pelo posicionamento e destacou o perfil de Izolda: “A governadora se comporta como estadista. Além de mostrar competência, tem mostrado disposição de trabalho, recebeu os líderes partidários em um curto intervalo
de tempo.”

Já a deputada Augusta Brito (PT), também na mesma ocasião, parabenizou a fala de Zezinho Albuquerque e destacou a “importância do seu mandato para o povo cearense”. Romeu Aldigueri (PDT) reconheceu a gestão de Izolda, ecoando a colocação do deputado do PP de que o Ceará passou a ser referência na área da educação graças à atuação da gestora.

Por sua vez, o deputado Salmito (PDT) evidenciou a importância do nome da educadora na disputa pelo Governo do Estado. O líder do governo na Assembleia, deputado Júlio César Filho (PT), reconheceu a parceria entre Izolda Cela e o ex-governador: “Izolda ajudou o Camilo Santana a liderar e superar várias crises que tivemos”. Por fim, o deputado Sílvio Nascimento (Patriota), que também já declarou apoio à reeleição na tribuna da casa, relembrou a defesa feita por ele e parabenizou Zezinho Albuquerque pelo pronunciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário