Coluna do macário batista para o dia 15 de junho de 2022



A voz do povo
Valho-me, outra vez, da generosidade e das observações do advogado,criminalista,e bom de juri, Fabrício Moreira, um preocupado cidadão brasileiro com a vida no Ceará, seu terrão, para levar ao leitor, o mais estimado dos participantes desta peneira de comentários que brotam aqui, da pena deste autor ou de quem tenha competência pra falar. Escute aí o que diz nosso Moreira, o filho ilustrado do saudoso Nego Rico:
"Polícia não é profeta
A gritaria sempre é geral da comunidade quando registra-se alguns casos de violência, sejam eles em desfavor do patrimônio público e/ou em face da vida de alguns de nossos semelhantes.Em que pesem os índices de criminalidade terem baixados significativamente no Ceará, não podemos ficar com os olhos impassíveis quando assistimos através da TV e jornais que várias famílias estão sendo expulsas de seus sagrados lares por facções criminosas nas periferias de Fortaleza.O medo, a correria e o desassossego tomaram conta das pessoas de bem que curtiam a vida normalmente e, de inopino, chega a recomendação de um meliante faccionado que toda sua família tem que ir embora, sem olhar pra trás, mas deixando todo o seu patrimônio comprado com o suor do seu próprio rosto. A motivação, pasme, todo mundo sabe, porém ninguém denuncia e reina o mais profundo silêncio. Urge uma tomada de decisão mais enérgica e que esses fatos jamais possam ser regra, vez que é crescente no Ceará.
Culpar unicamente a Polícia, a Espada da Justiça, a Segurança Pública, o Município e o Estado, parece em uma rápida leitura, instrumento de uma indignação legítima, porém, ao passo que o crítico também “nunca viu nada; nunca sabe nada; e nada tem a declarar à polícia”. A indignação, por esse viés e omissão, restará à perversa máxima: "criminoso solto, vidas levadas a óbito, patrimônio roubado".Policial não é profeta. Se não existe denúncia, mesmo que anônima, não existirão prisões. Simples assim!Diferente de hoje que expulsam as famílias de suas próprias residências, no passado praticavam apenas a chamada embriaguez e desordem, onde apelidávamos de “bonecos”; homicidas de brigas familiares; discussões de vizinhos que resolviam pela não civilidade e, daí, se agrediam fisicamente; um descuidista aqui e acolá; ameaças, estelionatários, et cétera e tal. Eram as maiores tipificações penais.É lógico que a realidade é outra! É bem diferente!O que houve para repentinas mudanças?A modernidade é a culpada da democracia inversa? A educação deseduca? Os pais perderam a noção do tradicional conselho aos filhos? A omissão virou cúmplice da violência? O acreditar na paz, no amor, no compromisso dito e feito, estão todos mudando de endereço? A fé não remove mais as montanhas?Chegou a hora, novamente, de convocar a sociedade pra discutir sobre violência, leia-se, segurança pública. Clubes de serviços, aparato policial, igreja, sociedade, indignados, pais de famílias, jovens, enfim, todos devem comparecer. Segurança Pública é algo complexo!Por fim, a polícia não é profeta e a omissão com certeza sempre será “a dona de todos os crimes”.Essa é uma tarefa pra adultos e cidadãos!"
A frase: "É a economia, estúpido". James Carville, publicitário americano quando viu Bill Clinton patinando nas pesquisas contra Bush Pai, na campanha pra presidente em 1993, cunhou a frase que fez Clinton disparar e ganhar a eleição.

Terá fundamento? (Nota da foto)
🗞️ Bolsonaro pediu ajuda a Biden para derrotar Lula, em encontro bilateral reservado, informa a Bloomberg. :As fontes da agencia afirmam que Biden "mudou de assunto" diante do pedido.

Só lembrando
A economia derrubou Collor.As pedaladas da economia derrubaram DIlma. Apesar da porcariada de Lula, Henrique Meireles o reelegeu, fazendo com o Banco Central uma economia rica. O Posto Ipiranga derruba o atual com pífio desempenho,desemprego e fome.

Moroni volta à cena
Já tem até comercial na tv. Fala as mesmas coisas, repete insistentemente o que não fez quando podia e continua pregando sobre segurança. Corremos o risco de Moroni de novo.

Aliás...
A fauna está de volta. Pelos comerciais das janelas partidárias com direito a publicações no rádio e na televisão, teremos coisas engraçadas na campanha para outubro.De cabo a rabo.

Atuação parlamentar
Na Assembleia do Ceará...1 - o projeto 122/22, do deputado Leonardo Araújo (MDB), propõe a afixação de cartazes informativos acerca da necessidade de doação de sangue e medula óssea.

2
Iniciativa do deputado Acrísio Sena (PT), o 166/22 inclui a Festa de Santo Antônio do Pitaguary, realizada anualmente no município de Maracanaú, no roteiro turístico do estado do Ceará, por sua destacada relevância etnocultural, etnoturística e religiosa. A matéria acompanha emenda do líder do Governo, deputado Júlio César Filho (PT).

3
Foi aprovado ainda o projeto de lei 168/22, do deputado Sérgio Aguiar (PDT), que institui o Dia Estadual do Representante Comercial no estado do Ceará, com emenda de autoria do próprio autor.


4
O Dia Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson no Ceará é instituído pelo projeto 181/22, do deputado Antônio Granja (PDT), enquanto o 216/22, do deputado Romeu Aldigueri (PDT), denomina de Francisco Bibiano Frota o Mercado Público do município de Martinópole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário