Coluna do macário batista para o dia 23 de junho de 2022


 

A última do Big Data

A Pesquisa  Big Data, na rua na terça-feira, 21, apontou que se a eleição fosse hoje o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) venceria nos quatro cenários contra os candidatos pedetistas (RC, Izolda, Mauro e Evandro).Porém, nos cenários em que o pré-candidato do União Brasil disputa contra o ex-prefeito Roberto Cláudio e a governadora Izolda Cela, a diferença não permite tranquilidade para o Senhor Wagmer; .A pesquisa foi encomendada pela Rede Record e não considerou a possibilidade da candidatura do senador Cid Gomes, cujo nome vem sendo colocado diante da disputa interna que marca a caminhada do PDT.. São esses  os cenários apresentados pela pesquisa Bid Data que ouviu 1.500 eleitores por telefone entre os dias 18 e 20 de junho e com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.


A frase "Uma estatística diz que 67% das pessoas morrem quando ninguém está vendo. O que eu queria saber é  se tem estatística que diga quantas pessoas vivem sem que ninguém esteja vendo". É só uma observação. 

A nova-velha baladação (Nota da foto)

Faz tempo que as pessoas metidas na política anunciam o nome de Cid Gomes,senador da república, para disputar o Governo do Estado do Ceará pelo PDT. A coisa tomou um rumo novo com as falas de Carlos Lupi, depois da reprimenda de pedetistas de peso e um silêncio obsequioso dos defensores de RC e de Izolda. Só que, nos bastidores tem cutucão de espeto quente de ambas as partes. Por isso o nome do Senador viralizou nas redes. Ele mantém a postura de político temperado que é. Depois que Camilo voltou a encher a bola dele, a desconfiança aumentou.

 

Cenário 1

Capitão Wagner (União): 49%

Evandro Leitão Dado muito relevante no momento, a rejeição é o maior problema tanto do Capitão Wagner quanto de Roberto Cláudio(PDT): 11%

Adelita Monteiro (PSOL): 3%

Serley Leal (UP): 0%

Branco/Nulo: 17%

Não Sabe/Não Respondeu: 20%

 

Cenário 2

Capitão Wagner (União): 44%

Izolda Cela (PDT): 29%

Adelita Monteiro (PSOL): 2%

Serley Leal (UP): 0%

Branco/Nulo: 15%

Não Sabe/Não Respondeu:10%

 

Cenário 3

Capitão Wagner (União): 40%

Roberto Cláudio (PDT): 35%

Adelita Monteiro (PSOL): 2%

Serley Leal (UP): 0%

Branco/Nulo: 13%

Não Sabe/Não Respondeu: 10%

 

Cenário 4

Capitão Wagner (União): 45%

Mauro Filho (PDT): 19%

Adelita Monteiro (PSOL): 3%

Serley Leal (UP): 0%

Branco/Nulo: 16%

Não Sabe/Não Respondeu: 17%

 

A marge de erro

Atentem que, considerando a margem de erro, no cenário com Roberto Cláudio há um empate técnico entre o ex-prefeito de Fortaleza e o deputado federal do União Brasil. No limite das possibilidades, RC poderia ter 38% contra 37% do Capitão. Por esse mesmo raciocínio, o placar poderia ser também 43% para o Capitão contra contra 32% do ex-prefeito.

 

Rejeição

Capitão Wagner (União): 42%

Roberto Cláudio (PDT): 36%

Izolda Cela (PDT): 28%

Mauro Filho (PDT): 20%

Evandro Leitão (PDT): 17%

Adelita Monteiro (PSOL): 16%

Serley Leal (UP): 14%

 

Analisando a rejeição

O quadro da rejeição deve ser lido com máxima atenção. No momento, faltando mais de dois meses para a campanha, o “não voto neste candidato de jeito nenhum” é tão ou mais importante que as expectativas de voto. Nesse item, a governadora Izolda e os pedetistas Mauro Filho e Evandro leitão aparecem numa condição melhor que a do Capitão e a de Roberto Cláudio.

 

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, Capitão Wagner também aparece em primeiro, com 30%. Três nomes do PDT vêm a seguir. Em segundo, está Roberto Cláudio, com 12%. A atual governadora do estado, Izolda Cela, vem em terceiro, com 9%. Mauro Filho tem 3%. Branco e nulo somaram 2%. Foram 44% os que não souberam ou não responderam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário