PDT busca realinhamento caseiro

 


PDT: Ciro inicia movimento para definição do candidato

O ex-governador, ex-ministro e atual presidenciável Ciro Gomes (PDT) se reuniu nesta terça-feira (28) com os pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado do Ceará, em um movimento que inicia a fase final da definição do postulante a ser indicado pelo partido. Ciro, um dos líderes do grupo político governista no estado, conversou com a governadora Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará Evandro Leitão e o deputado e ex-secretário estadual Mauro Filho.

Na véspera, Roberto Cláudio havia confirmado em entrevista que a intenção do partido é anunciar oficialmente o nome escolhido até o dia 15 de julho, poucos dias antes do início das convenções partidárias. A data, apesar dessa proximidade, representa uma mudança na estratégia usualmente adotada pelos governistas no Ceará, de apresentar o candidato na última hora – a intenção seria instaurar uma trégua dentro da base frente às disputas internas decorrentes do processo de escolha do candidato pedetista.

Com isso, o encontro desta terça indica uma nova fase nas articulações do PDT, que apressa o passo nas conversas com lideranças internas do partido e aliados de outras legendas no interior do estado. Destacam-se, nesse sentido, o PT de Camilo Santana (que atualmente vive tensão com o PDT no contexto estadual), o PSD de Domingos Filho (que está em campanha nos municípios para se viabilizar como candidato a vice-governador) e o PP de Zezinho Albuquerque (que é aliado de primeira ordem do grupo governista e deixou o PDT recentemente).
Ciro tem repetido, nas manifestações que faz sobre o assunto, que um dos fatores determinantes para a escolha do postulante pedetista será o resultado das pesquisas de intenção de voto encomendadas pelo partido. Também deve pesar na decisão a capacidade de conseguir apoios políticos nas diferentes regiões e de agregar a base do governo.

Guimarães
Também nesta terça-feira, o deputado federal José Guimarães (PT), uma das principais lideranças petistas no Ceará, anunciou que se encontrou com o também deputado federal André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, identificando a reunião como um “produtivo encontro”.

“Conversamos sobre a necessidade de manutenção da aliança de êxito que existe no nosso Estado e a importância de continuarmos marchando juntos. Evidentemente, tanto o PT quanto o PDT têm condições de manter a unidade, que deve ser buscada pelos comandos dos dois partidos e chancelada pelo ex-governador Camilo Santana e o senador Cid Gomes. É o melhor para o Ceará!”, escreveu o parlamentar em publicação na internet.

A declaração surge em meio a movimentações dentro do PT cearense de incômodo sobre o PDT, em meio a declarações de Ciro Gomes e a possibilidade de o partido lançar Roberto Cláudio como candidato a governador – amplamente rejeitado pelo PT em âmbito local. As manifestações a favor do rompimento da aliança com o PDT, se inicialmente se limitavam a um grupo rebelde dentro do partido, ganharam força, inclusive com o próprio Guimarães tendo participado de altercações com nomes do PDT sobre o tema. O gesto desta terça, no entanto, aponta para uma certa pacificação entre os líderes das legendas, ainda que não se tenha batido o martelo sobre a manutenção da aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário