A moçada vai às urnas

 Eleitorado jovem bate recorde histórico para eleições de 2022

Eleitores e eleitoras entre 16 e 17 anos são cerca de 714 mil jovens a mais que nas eleições de 2018, um crescimento de 51.1%.
O perfil do eleitorado brasileiro para as Eleições Gerais de 2022 foi divulgado pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 16:37 desta sexta-feira (15/07). De acordo com o documento, o Brasil tem mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar em 2022.
Juventudes batem recorde histórico
No Brasil, o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas acima dos 70 anos e para os analfabetos. Nas eleições deste ano, 2.114.946 milhões de jovens com 16 e 17 anos poderão votar pela primeira vez. Em 2018, essa faixa etária alcançou 1.400.236. ( O número corresponde aos eleitores com 16 e 17 anos que terão essa idade no dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito).
Houve, portanto, um crescimento de 51,1% nessa faixa etária, fruto de uma grande mobilização das juventudes brasileiras, apoiadas por ações promovidas pela Justiça Eleitoral durante a Semana do Jovem Eleitor e iniciativas como o Atlas das Juventudes, com a campanha #votoéatitude em parceria com a Kondzilla e o Instituto Kondzilla, a aliança Em Movimento, Olha o Barulhinho, e tantas outras organizações que apoiaram a mobilização para o primeiro voto das juventudes.
Esse grande esforço em torno do tema impulsionou a adesão de grandes artistas e influenciadores digitais para que o Brasil ganhasse mais de dois milhões de novos eleitores jovens nos quatro primeiros meses de 2022, um recorde histórico.
O total de meninas entre 16 e 17 que emitiram o título eleitoral neste ano, foi de 1.157.461, enquanto 957.485 adolescentes do sexo masculino o fizeram.
“Este resultado expressivo demonstra a potência das juventudes brasileiras e seu poder de mobilização para transformar os desafios que enfrentamos em nosso país., Os jovens estão se mobilizando pois sentem a absoluta falta de políticas públicas para pessoas dessa faixa etária, que são sujeitos de direitos e vivenciam constantemente os principais problemas sociais de nosso país. A participação feminina, com mais de 1.157 mil adesões é algo a ser comemorado também; aponta que as mulheres estão cada vez mais empenhadas em fazer parte da construção da democracia no Brasil", afirma Mariana Resegue coordenadora estratégica do Em Movimento e do Atlas das Juventudes, a maior plataforma de dados sobre as juventudes brasileiras.
De acordo com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, os números são “efetivamente impressionantes” e demonstram “a pujança cívica da cidadania”, uma vez que os dados revelam “o maior eleitorado cadastrado da história brasileira”.
Os dados estatísticos que traçam o perfil do eleitorado brasileiro apto a participar das eleições gerais de outubro permitem avaliar a evolução ao longo dos últimos anos. As informações foram obtidas a partir dos dados do cadastro eleitoral, fechado em maio de 2022.
Informações para Imprensa - Atlas das Juventudes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário