Coluna do macário batista para o dia 05 de julho de 2022



5 de julho

Hoje, 5 de julho é dia de festa para os sobralenses, tenham eles nascido, ou não, na Praça João Pessoa, na Rua da Cachorra Magra, no Alto da Expectativa, no Junco ou no Campo dos Velhos. Sobral vai à folhinha Mariana pra ler que abre o leque das comemorações, quer dizer, das proximidades com seus 250 anos de emancipação política, ou que passou de Vila Distinta e Real de Sobral, para o município vibrante de hoje, que nos deu homens e mulheres para a formação de uma comunidade com histórias de sucesso e de luta pela democracia e em defesa do que possa haver de melhor para sua gente. Sobral, pode festejar as portas de seu sesquicentenário em nomes como Domngos Olimpio, e sua Luzia Homem, dom José Tupinambá, Padre Zé, Zé Prado, Zé Euclides, Ciro,Cid,Tom,Didi e mais recentemente Izolda Cela, primeira mulher a governar o Ceará. É uma data magna, de onde se comemoram a educação que liberta e dá suas luzes ao mundo, a saúde cujo legado o Padre Zé nos deixa, os postulados de liberdade de imprensa, de onde tantos saímos, os defensores dos direitos humanos como tantos mestres que nos forjaram desde Monsenhor Aloísio Pinto até professores do valor de Mariano Rocha, Iracema Pompeu, Cleomar Chaves, Dinorá Ramos, Gerardo Rodrigues, homens e mulheres que no sangue corriam e correm os valores do ensinamento, da criação de cidadania e amor à terra.
A frase: "E o leite das crianças gente?Que aumento foi esse? Outro dia estava 4 e pouco e agora o mais barato, aquele bem aguadinho, está 7 reais!! Os melhores passam de 8. Leite é fundamental na alimentação das crianças!Marcos Uchoa,jornalista.
Uma homenagem (Nota da foto)
A admiração que professo aos vencedores, aqueles que fazem seu caminho é profunda. Dentre dois ou três cearenses que se fizeram na vida, gente operária, operosa, resiliente, vencedora por índole, que fazem parte dos guardados na minha algibeira, está o bom Zenir. Esse moço comemora 30 anos das Lojas Zenir. Outro dia,num café da manhã me disse que a maior alegria da vida teve agora quando uma senhora queria comprar um eletro-doméstico com um filho pequeno pela mão. A criança puxou-a para a Loja da Zenir dizendo: Tem que comprar aqui, que está na camisa do Fortaleza. E me contou isso com os olhos cheios de lágrimas.Zenir recebe hoje homenagem na Assembleia do Estado, pedida pelos deputados Nelinho e Marcos Sobreira.
Opositor no Ceará é relator
O deputado federal Danilo Forte (União-CE) será o relator na Câmara da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº1, conhecida como “PEC dos Benefícios”. O texto foi apensado à PEC nº15, a chamada PEC dos Biocombustíveis, da qual o parlamentar também é relator.
Diz que vai conversar
O parlamentar diz que está ciente das polêmicas em torno do texto. “Assim como aconteceu na lei para redução dos impostos doa combustíveis, energia e telefonia (referindo-se à já aprovada Lei Complementar 194/2022, de sua autoria), vamos conversar com os colegas deputados e ouvir suas preocupações.
Crenças
"Acredito que possamos chegar a um acordo para poder dar algum alívio à população”, diz. O texto Senado, decreta Estado de Emergência, criando uma série de benefícios, como ampliação do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600 até depois da eleição,e inclusão de mais 1,6 milhão de beneficiários.
Extingue
A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, durante a última sessão plenária, dois projetos do Poder Executivo. Um deles trata da criação e da extinção de cargos na estrutura organizacional do Conselho Estadual de Educação (CEE). Outros dois projetos de parlamentares também receberam aprovação.
Cria
O projeto de lei 102/22, do Governo do Estado, estabelece a extinção de 29 cargos e a criação de outros 29 cargos no âmbito do Poder Executivo. A medida visa adequar a estrutura organizacional do Conselho Estadual de Educação (CEE) para melhorar seu funcionamento, competência e organização.
Lider defende
O líder do Governo na Alece, deputado Júlio César Filho (PT), defendeu que a reestruturação de que trata a matéria que adéqua o Conselho Estadual de Educação “às mudanças tecnológicas, bem como às políticas educacionais vivenciadas no País nos últimos anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário