Guimarães lista 7 petistas como possíveis candidatos

O deputado federal José Guimarães (PT), que é uma das principais lideranças do partido hoje no estado, abordou nesta quinta-feira (21) o processo de escolha do candidato a governador do bloco petista. Ele lista sete nomes dentro do partido como possíveis nomes para a disputa: os deputados federais Luizianne Lins, José Airton Cirilo e ele próprio, os deputados estaduais Fernando Santana e Elmano de Freitas e os vereadores Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar.
O PT começou esta semana uma leva de discussões para definir um nome para a disputa, após o rompimento com o PDT efetivado pela escolha de Roberto Cláudio como candidato da base governista. Desde a última terça-feira (19), o partido tem feito reuniões com representantes de outras legendas da base, incluindo PCdoB, PV, MDB, PP e PSDB. À exceção do PCdoB e do PV – que estão federados com os petistas e portanto são obrigados a acompanhar o partido – os outros seguem em aberto para a disputa, mas pelo menos o MDB está praticamente garantido no bloco.
O PT aponta que ainda não há definições e que o nome pode inclusive vir de um dos partidos aliados, mas, segundo Guimarães, “o ideal é que seja um nome do PT”. “Tudo está sendo conversado com tranquilidade”, diz ainda. Fora do partido, o principal pretendente para representar o bloco é o ex-senador Eunício Oliveira (MDB), que chegou a se reunir com o ex-presidente Lula (PT) esta semana. Trabalha-se ainda com a hipótese de o MDB ficar com a vaga a vice-governador.
Ao tratar da possível indicação para a candidatura ao Governo, Guimarães diz que “todo mundo sabe que eu sou a cara do Lula aqui no CE. Se os cearenses e o ex-governador Camilo Santana quiserem que eu cumpra outra missão, estou à disposição.” Ele conta que Lula tem acompanhado o caso do Ceará e que poderá vir ao estado para o lançamento do candidato a governador.
Izolda
Ainda segundo o petista, Izolda “deve estar chocada com tudo o que aconteceu”. “O que houve é muito triste para quem defende a participação da mulher na política. É um casamento que chega ao fim da pior forma, sem diálogo e sem entendimento, mas com uma conduta arrogante”, pontuou ainda.
Na mesma ocasião, Guimarães defende a inclusão da atual governadora em um posto federal num eventual governo Lula: “Não vou tratar de filiação, mas Izolda Cela tem lugar garantido em qualquer espaço nacional. Não conversei isso com ninguém, mas defendo que ela ocupe lugar no governo federal, em um eventual governo Lula, pelo papel de importância que possui.”
Anúncio
No Ceará, o PT realizará a convenção estadual amanhã (23), a partir das 9 horas, quando o nome definido para o Palácio da Abolição deverá ser anunciado. Para senador, será lançado o nome do ex-governador Camilo Santana.
Na última segunda-feira (19), o PDT, até então aliado do PT, escolheu o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para concorrer ao pleito de governador pela sigla. A situação foi vista pelo Partido dos Trabalhadores como um gesto de ruptura da aliança, uma vez que a decisão foi restrita ao PDT e não envolveu os demais partidos que compõem a base – alguns dos quais defendiam a indicação de Izolda, como no caso do próprio PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário