"Política cor de rosa” mobilizou deputadas estaduais e servidoras da Alece no semestre

O projeto “Política cor de rosa – uma conversa de incentivo ao protagonismo feminino”, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) realizou no primeiro semestre, quatro encontros com temáticas variadas. A atividade mobilizou as deputadas estaduais Érika Amorim (PSD), Augusta Brito (PT), Fernanda Pessoa (UB) e Dra. Silvana (PL), bem como servidoras da Casa.
Na sua estreia realizada em abril, o projeto recebeu a deputada Érika Amorim, terceira secretária da Mesa Diretora do Poder, para um bate-papo sobre a participação da mulher na política.
Na ocasião, a parlamentar ressaltou que, para além de tratar da equidade de gênero, é preciso fortalecer a rede de apoio ao público feminino. ‘’Defendo a política de cotas para mulheres. Somos maioria e merecemos ser representadas nas casas políticas por nós mesmas. Política também é lugar de mulher”, defendeu a parlamentar, única representante feminina da sua sigla na Casa.
A segunda edição do Política Cor de Rosa contou com a participação da deputada estadual e Procuradora Especial da Mulher , deputada Augusta Brito, que abordou os temas violência política de gênero e empreendedorismo feminino, com servidoras e servidores da Alece e representantes da sociedade civil.
Augusta Brito defendeu a necessidade de estimular a participação de mulheres na política, por meio de cotas para lançamento de candidaturas entre os partidos políticos e afirmou que um dos papeis da PEM da Assembleia é fortalecer o papel da mulher na política, por meio de parcerias com Câmaras Municipais. “Estão sendo construídas parcerias para a criação de uma rede municipal de enfrentamento à violência”, afirmou, destacando ainda que, paralelamente a esta ação, é desenvolvido o projeto “Donas de si”, que busca estimular o empreendedorismo entre as mulheres, buscando a inserção profissional.
Saúde em pauta
A deputada Fernanda Pessoa participou do bate-papo, dando destaque aos avanços e carências de serviços públicos voltados para prevenção e diagnóstico precoce do câncer, acolhimento e acompanhamento de crianças e jovens portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e combate à violência, dentre outros temas.
A deputada manifestou ainda preocupação com questões relacionadas à saúde das mulheres, às crianças e adolescentes portadores da Síndrome de Down e do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Estes temas teriam sido contemplados em iniciativas legislativas ao longo dos seus mandatos. Em relação ao atendimento às crianças com síndrome de Down, ela destacou que o atendimento deve ser mais amplo. “São necessárias políticas públicas para crianças e a promoção de atendimento psicológico às mães”, defendeu.
O “Política cor de rosa” encerrou o semestre com roda de conversa no dia 08 de junho com a participação da deputada Dra. Silvana. A atividade foi marcada por uma discussão sobre as consequências da dependência química, por meio de diálogo estabelecido entre a parlamentar e o cantor Neo Pi Neo, que foi convidado por ela a participar do projeto.
Ao longo do encontro, a deputada e o cantor trocaram ideias sobre o processo de recuperação dos dependentes químicos, muitas vezes de forma descontraída. Neo Pi Neo narrou experiências que teve em contato com outros dependentes químicos e defendeu que as pessoas reflitam sobre as consequências do uso de drogas.
Saiba mais
Por meio do projeto “Política cor de rosa – uma conversa de incentivo ao protagonismo feminino”, a Assalce conversa sobre protagonismo feminino, colocando em pauta a valorização da mulher, abordando a importância do reconhecimento de sua participação no desenvolvimento econômico, social e político do País.
A roda de conversa contou com mediação da jornalista Magnólia Paiva (Rádio FM Assembleia 96,7), com direção e produção de Virgínia Bastos, assessora de Comunicação e Marketing da Assalce, e supervisão de Luis Edson Sales, presidente da Assalce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário