Prefeitos deixam o PDT para apoiar Camilo e Elmano

 


Após a desfiliação da governadora Izolda Cela, prefeitos pedetistas de diversos municípios cearenses têm anunciado que também estão de saída do partido. Entre eles está o prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, que preside a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), entidade que representa os prefeitos do estado.
“Anuncio que estou me desfiliando hoje do PDT”, publicou ele nesta quinta-feira (28), em suas redes sociais. “Tomo essa decisão com toda a consciência para me engajar na campanha de Camilo Santana para o Senado e Elmano de Freitas para o Governo do Estado. Faço isso por dever de gratidão por tudo que o ex-governador Camilo fez pelo meu município Chorozinho e por todo o Ceará, e pelo respeito que tenho à governadora Izolda Cela, que tinha toda a legitimidade para ser a candidata do partido à reeleição. Acredito num Ceará cada vez mais forte e unido, e vou trabalhar muito por isso.”
O movimento foi feito também, na mesma data, por pelo menos quatro outros prefeitos. No caso de Saul Maciel, do município de São Benedito, entrou no discurso ainda a campanha a favor da candidatura à reeleição da deputada estadual Augusta Brito, também petista. Cita ainda “nosso futuro senador Camilo Santana, futuro governador Elmano de Freitas e Lula presidente”, convidando os apoiadores para a convenção estadual do PT que ocorrerá amanhã (30), no Centro de Eventos. “Entendo que o diálogo, a união e a convergência de propósitos devem estar acima dos desejos pessoais e individuais para o pleno exercício da democracia”, aponta ainda.
Já Carlos Áquila, de Moraújo, destaca Camilo como o principal mote de sua desfiliação, segundo ele “por tudo que fez por Moraújo e nosso povo”. “Acredito em seu projeto de um Ceará cada vez melhor e, para isso, me somo no apoio à sua pré-candidatura ao Senado e de Elmano para governador de nosso Estado”, complementa, citando também Elmano e Izolda Cela.
Em Horizonte, o prefeito Nezinho Farias salientou que “sempre estarei junto aos anseios do nosso povo e os desafios que temos pela frente pedem grandes mudanças”. O gestor também salienta a gratidão que tem junto ao PDT e a “sensação de dever cumprido” – expressão também usada pelo prefeito Juju, do município de Jaguaribara, que também publicou mensagem com o mesmo teor. “Faço isso com gratidão por tudo que o ex-governador Camilo Santana fez pelo meu município de Jaguaribara. Acredito num Ceará cada vez mais forte e unido, e vou trabalhar muito por isso.”
Izolda Cela anunciou a saída do PDT esta semana após ter sido preterida pelo partido na votação que definiu o candidato a governador – o diretório escolheu o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, que foi oficializado como postulante da legenda no último domingo (24), durante a convenção pedetista. Críticos da escolha defendem que Izolda, por já estar no cargo, deveria ter o direito à reeleição, como é o usual, apontando ainda que ela contava com maior apoio dentro do arco de alianças da base governista. O resultado foi um racha entre PT e PDT no estado, aliança que durou quase 16 anos no governo estadual cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário