Vereador denuncia desmatamento na Serra da Ibiapaba

 


Durante a noite do domingo, 03, o vereador e biólogo Gabriel Aguiar publicou um vídeo em seu perfil do Instagram denunciando casos de desmatamento na Serra da Ibiapaba. “Nesse exato momento estão destruindo a Serra das Flores e Ubatuba, no complexo de Ibiapaba”, disse o biólogo ao mostrar vídeos de tratores que estariam abrindo estradas para a exploração da região.


“É um absurdo saber que isso está acontecendo à luz do dia, de forma escancarada e os órgãos responsáveis não tomaram nenhuma medida para prevenir que esse tipo de ação aconteça”, escreveu Aguiar no post do Instagram.
De acordo com ele, a área em questão é um remanescente de Mata Atlântica encravado na Caatinga e abriga espécies endêmicas, ameaçadas de extinção como a onça parda, por exemplo, que precisa de grandes áreas de floresta para viver. Além disso, a região também possui cavernas, cachoeiras e pinturas rupestres. “As Serras das Flores e de Ubatuba são áreas de grande exuberância de bio e geodiversidade. Não à toa é uma Unidade de Conservação Federal, fazendo parte da APA da Serra de Ibiapaba”, explica.

Nesse contexto, o vereador acredita que o desmatamento na região está sendo realizado para abrir passagem para grandes empreendimentos, como eólicas e mineração. “Ao desmatar, fragmentar e recortar a área, dá-se início a um processo de perda de biodiversidade, como a retirada de uma floresta que abriga inúmeros animais que só ocorrem nesta região. Avançar no desmatamento da Mata Atlântica é perder as últimas relíquias e exemplares desse tipo de floresta no nosso estado. É uma biodiversidade única insubstituível”, pontua.
Por se tratar de uma Unidade de Conservação Federal, as atividades na região devem ter licenciamento do IBAMA e, de acordo com o vereador, o ICMBio também não estava ciente do que estava acontecendo. Além disso, por ser Mata Atlântica, a zona em questão também é protegida pela Lei 11.428/06. “Precisamos proteger definitivamente a área, potencializando o ecoturismo de base comunitária, que traz muito mais benefícios sociais e ambientais”, defende Gabriel Aguiar.

Para o vereador, a região seria melhor beneficiada como um todo se o ecoturismo fosse incentivado. “A incrível beleza cênica e a biodiversidade da Serra das Flores e Ubatuba podem gerar renda e mover a economia local, de forma a ampliar a proteção ambiental da região, tão carente de serviços especializados”, afirma. Aguiar acredita que o ecoturismo é uma ferramenta que, ao estimular o conhecimento sobre as áreas, também ajuda na proteção. “São empregos que dinamizam a região, promovem o sustento de inúmeras famílias, harmonizando com o convívio com a natureza”, detalha.

Procurada pela reportagem, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) informou que soube da denúncia pela imprensa e que prontamente acionou sua equipe de fiscalização para apurar e tomar medidas cabíveis. “Tão logo finalize a ação, irá se pronunciar com mais informações”, informou em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário