As muitas vidas de Osmar Diógenes

 


Osmar Diógenes, 90 anos: a história política do Ceará passa por ele

Ex-deputado é presidente do Malce Ex-deputado é presidente do Malce Foto: Paulo Rocha
O ex-deputado estadual, idealizador e atual presidente do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce), Osmar Diógenes, chega aos 90 anos nesta quinta-feira (11/08). Natural do hoje bairro de Messejana, de Fortaleza, o ex-parlamentar exerceu mandato em quatro legislaturas e também foi jornalista, atuando nos jornais "O Estado" e "Tribuna do Ceará". Também participou do movimento estudantil, quando jovem. Osmar Diógenes teve ainda papel marcante como integrante da Constituinte Estadual de 1989.
Entre as funções que ocupou estão a de coordenador de Mobilização Política da Secretaria do Governo do Estado, assessor parlamentar da Secretaria do Governo junto à Alece, e presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) no biênio 1997/1998.
Quando dirigente do Inesp, conduziu o processo de resgate da história política do Ceará no Poder Legislativo, sendo idealizador e responsável pela implantação do Memorial, além de ter estruturado o Programa Editorial Biográfico dos Parlamentares Cearenses. Com isso, passaram a ser publicados livros que registravam a atuação de representantes do Ceará nas diversas esferas do Poder Legislativo, dentre eles senadores, deputados federais e estaduais.
"Meu sentimento é de agradecimento. Não esperava chegar a esta idade", acentua Osmar Diógenes, revelando ter sido vítima da Covid-19, no ano passado, que agravou o seu glaucoma, prejudicando o sentido da visão. Ele recorda que ao longo de sua vida, sempre se dedicou ao trabalho, participando de movimentos estudantis, até vir a experimentar a vida político-partidária, onde foi bem sucedido.
Vida pública marcada pela preservação da memória política
"Cheguei a disputar seis eleições para deputado estadual e uma para prefeito de Fortaleza (como candidato a vice-prefeito de Gidel Dantas, na chapa que ficou em terceiro lugar na eleição de 1988). Convivi com a elite política do Estado. Procurei, dentro do possível e da minha ética, baseada em princípios do Espiritismo e da Maçonaria, ser um cidadão. Nada mais que isso. E ao mesmo tempo ser uma pessoa útil à sociedade, cumprindo as minhas obrigações. Hoje me considero um homem feliz e realizado", afirma.
De princípios religiosos, Osmar Diógenes diz que não tem ilusões sobre a vida e sabe que todos têm o seu próprio tempo. "Nascemos, crescemos, reproduzimos e depois viajamos. Não há como mudar este quadro da humanidade", entende.
O presidente do Malce conta que sempre teve interesse em preservar a história do Ceará, desde quando assumiu mandato de deputado estadual pela primeira vez, ainda no antigo prédio da Alece, conhecido como Palácio Senador Martiniano de Alencar.
"Tenho família política. Meu avô foi deputado provincial no tempo do Império. Mas o ponto de partida foi na mudança para o novo prédio e atual sede, Palácio Adauto Bezerra, em 1977. Estava na varanda do antigo prédio e vi uns carrinhos passando, transportando papéis antigos que seriam despejados no caminhão do lixo. Eram as atas da Assembleia Provincial do Ceará. Naquele momento nasceu a ideia de preservar essa memória", revela.
Na sequência, Osmar Diógenes recorda que se dirigiu ao então presidente da Alece deputado Paulo Benevides, e pediu para que os documentos ficassem sob sua responsabilidade. Assim, resgatou todo o material que estava prestes a ir para a fogueira, e desde então estava plantada a semente do Memorial, conforme conta o atual presidente da instituição, que viria ser instalado na gestão do presidente da Assembleia no biênio 1997/1998, Luiz Pontes. Osmar Diógenes ressalta que todos presidentes posteriores apoiaram a iniciativa, com destaque para o ex-presidente Domingos Filho (2007/2010), que assegurou a sede definitiva do equipamento.
Hoje, graças a essa visão de futuro e preocupação com a memória do Estado de Osmar Diógenes, podem ser encontradas na sede do Malce a ata de instalação da da Assembleia Provincial, de 1829, as atas de todas as constituições homologadas por assembleias constituintes, além de várias outras publicações que foram reunidas em uma biblioteca que foram doadas ao Memorial.
Biografia
Osmar Diógenes cursou o então ensino primário no Colégio 7 de Setembro, o ginasial no Castelo Branco e o científico no Liceu do Ceará. Ingressou no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva e Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra. É licenciado em Filosofia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará. Fez o Curso de Didática na Universidade do Estado da Guanabara e Administração Financeira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
É também bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista e possui diplomas de Extensão em História Política do Ceará e em Museologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Exerceu o magistério como professor de História da Filosofia.
Na política, foi deputado estadual em quatro legislaturas. Presidiu o Instituto de Previdência do Município e instalou a Funefor, hoje Imparh. Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas da Assembleia Legislativa. É conselheiro do Lar Torres de Melo, líder maçom, por duas vezes ex-Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil.
JS

Nenhum comentário:

Postar um comentário