Campanha petista enfatiza relação com Cid e Izolda


Os primeiros passos da campanha do PT cearense, após o rompimento com o PDT no estado, têm tido o cuidado de não queimar pontes com todos os ex-aliados, mantendo aberta a possibilidade de relação com agentes de peso político no Ceará. Chamou a atenção, durante a convenção estadual do PT, ocorrida no último sábado (30), a repetida menção – em tom cordial e elogioso – ao senador Cid Gomes (PDT) e à governadora Izolda Cela.
As declarações foram feitas pelo ex-governador Camilo Santana, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo deputado e candidato petista ao Palácio da Abolição, Elmano de Freitas – que foi lançado à disputa oficialmente este fim de semana, na presença de seus dois principais cabos eleitorais.
Camilo destacou que Cid é “um irmão que fez muito por esse Ceará” e repetiu a frase já usada anteriormente de que “ninguém vai me separar dele, jamais”, em alusão velada ao ex-governador e presidenciável Ciro Gomes (PDT). Ciro tem abertamente criticado os movimentos recentes de Camilo e do PT cearense, enquanto Cid apoiava a candidatura de Izolda, assim como Camilo, e segundo aliados foi “atropelado” pelo irmão na disputa interna. Lula, por sua vez, também destacou solidariedade a Cid e disse que “a gente tem que ser companheiro a quem fala bem da gente, a gente não precisa falar mal de quem fala mal de nós”, também em referência a Ciro.
Sobre Izolda, Lula chegou a dizer que ela “sofreu um impeachment sem ser impeachment”, por não ter sido indicada à reeleição pelo PDT. “Acho que no Brasil não tem ninguém com a competência educadora que tem a companheira Izolda”, disse ele ainda. Em ocasião recente, o deputado federal José Guimarães já defendeu que Izolda assuma um cargo federal em um eventual governo Lula.
A estratégia de enfatizar a solidariedade com esses dois nomes, empregada por Camilo já ao menos desde a semana anterior, é um modo de reiterar que o rompimento se dá especificamente com Ciro, não havendo por parte do PT o interesse em perder aliados importantes sem necessidade. Camilo, caso seja eleito ao Senado – como é a tendência apontada em todas as pesquisas de intenção de voto feitas no estado até o momento – deverá dividir a bancada cearense na casa com Cid, com quem tem longa história de atuação. O petista, além de ter sido lançado ao Governo do Estado pela base do então governador Cid, em 2014, foi também secretário durante sua gestão no Palácio da Abolição.
Izolda Cela, que anunciou sua desfiliação do PDT na última semana, tem sido abraçada pelo discurso petista desde que foi preterida pelo próprio partido para a disputa estadual em favor do ex-prefeito Roberto Cláudio – ou mesmo antes, quando o PDT avaliava entre os dois nomes e o PT era ávido defensor da indicação da governadora para a reeleição. Há perspectiva de que Izolda possa se filiar ao PT, mas não de modo imediato.
Durante o evento do sábado, a militância presente aplaudia enfaticamente as menções de Izolda – e também o fez quando o nome de Cid era citado, mas de modo mais tímido. Já o nome do ex-senador Eunício Oliveira (MDB), quando cumprimentado por Camilo, não animou muitos dos partidários.
Elmano
Durante seu pronunciamento, Camilo, ao falar de Elmano, disse que o correligionário “é um homem de diálogo, que tem um estilo parecido comigo”. “Não cabe no nosso coração mentira, ódio e intolerância, o que nos cabe é respeito, é amor, é companheirismo e fraternidade. Portanto, minha gente, o Elmano é a pessoa certa que eu confio para continuar o trabalho aqui no estado do Ceará”, pontuou ainda.
O discurso de continuidade da gestão Camilo já vinha sendo encampado pelos petistas antes do rompimento com o PDT, na defesa da indicação de Izolda. A linha argumentativa se pauta nos expressivos índices de avaliação na gestão do ex-governador após os quase oito anos de governo. Também nessa linha, Lula chegou a comentar para Elmano que “não é fácil substituir o Pelé” – destacou, no entanto, que em uma partida da Copa do Mundo de 1972 o jogador Amarildo teve que cumprir exatamente esse papel – após Pelé sofrer uma lesão – e marcou dois gols, dando a vitória ao Brasil.
Lula pontuou que Elmano tem como exemplo para o governo a gestão de Camilo, mas orientou que ele também não deve esquecer de implementar iniciativas próprias e imprimir sua marca.
Prefeitos
Camilo chegou a falar também sobre a relação que manteve com os prefeitos cearenses durante seu mandato no Governo do Estado, citando uma ligação que diz ter recebido recentemente de um prefeito de cidade pequena. “Você olhou para todos os 184 municípios do Ceará, não interessasse se era cidade pequena, média ou grande, não interessasse o partido”, teria dito o gestor, conforme Camilo.
A declaração tem como pano de fundo um recente movimento de prefeitos em sair do PDT para apoiar as candidaturas de Camilo e Elmano. Na última quinta-feira (28), cinco gestores municipais fizeram anúncio dessa natureza, incluindo o prefeito de Chorozinho, Júnior Castro, atual presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), entidade que representa os prefeitos do estado. Todos, ao fazer pronunciamento sobre o assunto, destacaram gratidão a Camilo durante seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário