Coluna do macário batista em 19 de agosto de 2022



O Listão do TCM está com o TRE

O Tribunal de Contas do Ceará encaminhou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a relação de pessoas que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável ou por decisão irrecorrível, nos últimos oito anos, registradas nesta Corte até a presente data. A iniciativa do Tribunal atende ao disposto no art. 11, § 5º, da Lei 9.504/1997. Os ofícios, assinados pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora, foram encaminhados ao procurador Regional Eleitoral no Estado do Ceará, Samuel Miranda Arruda, e ao presidente do TRE, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto. A lista atualizada pode ser conferida no Portal do TCE Ceará. Tem gente com mais de 10 processos. 


A frase:"Meu irmão cristão, não deixe que usem o nome de Deus em vão. Esse é um dos maiores pecados que existem!" Foi o Ciro, rebatendo o que rola nas redes de que Bolsonaro usa Deus e Deus usa o Lula.


Os tempos de rádio e televisão (Nota da foto)

Wagner e Elmano têm os maiores tempos; RC fica em terceiro. Nove partidos não atingiram a cláusula de barreira, não tendo direito a tempo no horário eleitoral gratuito. São eles: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.Capitão Wagner (UB) lidera com 3 minutos e 50 segundos de propaganda no bloco longo diário. Já Elmano Freitas (PT) vem em segundo, com 3 minutos e 37 segundos; Roberto Cláudio (PDT) ficou em terceiro, com 2 minutos e 32 segundos.


Despregando

Candidato do PSTU, Zé Batista, diz que Wagner é bolsonarista e que a sua máscara vai cair.Salliente-se que Wagner, apesar de apoiado pelo PL de Bolsonaro, tem buscado não nacionalizar a disputa no Estado, sem associá-lo a imagem do presidente.


Rachadinha

Operação da Polícia Civil e do Ministério Publico do Ceará, na Câmara Municipal de Paracuru cumpre 11 mandados de busca e apreensão contra vereadores por rachadinhas. E tem isso por aqui?


A volta da Enel

 Chico Malta, do PCB, candidato ao Governo do Ceará, defendeu ontem numa rede de rádio da capital, a volta do enel para o Estado. Malta quer a reestatização e Enel.


Justificativa

O candidato defendeu  a reestatização da Enel e disse que o lucro não pode estar acima dos interesses do conjunto da população. Segundo ele, com o serviço privatizado, quem mais sofre é a periferia, é a população pobre.


Pode

Os atos de propaganda permitidos e proibidos para esse período, destacando as mudanças para esta eleição. Entre as permissões, estão a possibilidade de usar carros de som e minitrios em carreatas, caminhadas, passeatas e comícios, observando os limites sonoros estabelecidos; a utilização de mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras, desde que não dificultem o trânsito de pessoas e veículos; e a manifestação de preferência por candidatos(as) de forma individual e silenciosa no dia do pleito. 


Não pode

Sobre as proibições, o coordenador destacou que é proibido o disparo em massa de mensagens instantâneas sem consentimento da pessoa destinatária ou por meio de tecnologias ou serviços não fornecidos pelo provedor de aplicação. Também não são permitidas propagandas que veiculem preconceitos de etnia, sexo, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros.


Nada de fake

Por fim, o coordenador Caio Guimarães,em reunião com partidos, reforçou o pedido às agremiações para não replicar desinformação e para checar as notícias recebidas em fontes confiáveis. A reunião foi encerrada pelo chefe de cartório da 118ª Zona Eleitoral, Humberto Mourão, que falou sobre a atuação da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário