Morte de Getúlio Vargas chega aos 68 anos
“Saio da vida para entrar na História”. A data de 24 de agosto de 2022, nesta quarta-feira, marcou o transcurso dos 68 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas. Ele tirou sua própria vida com um tiro de revólver no peito, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro (RJ), então capital da República, em 24 de agosto de 1954. A frase célebre ficou registrada na carta-testamento deixada de próprio punho por Getúlio, em cenário de grave crise política que marcava seu último governo.Na avaliação do pesquisador do Memorial Deputado Pontes Neto da Assembleia Legislativa do Ceará (Malce), Diego Morais, trata-se de um dos maiores estadistas brasileiros do século XX. "Foi o homem que criou o Brasil moderno", define.O ex-presidente nasceu em São Borja (RS), em 19 de abril de 1883. Ele fez parte do grupo de lideranças políticas da denominada "República Velha", ocupando o cargo de ministro da Fazenda do presidente que o antecedeu, Washington Luís.Diego Morais destaca que as circunstâncias da história o levaram a ser o líder da mudança de estruturas de um país agrícola em um estado moderno e avançado. Por duas vezes, Getúlio Vargas foi presidente da República. Inicialmente, de 1930 a 1945, governou o país em três fases distintas. De 1930 a 1934, no Governo Provisório, de 1934 a 1937, no Governo Constitucional, eleito pelo Congresso Nacional; e de 1937 a 145, na Ditadura do Estado Novo".O pesquisador acentua que a segunda vez é considerado o período de 1951 a 1954, quando foi eleito democraticamente, por meio do voto. Diego Morais lembra que Getúlio Vargas era chamado pelos simpatizantes como “Pai dos Pobres”."As realizações de Getúlio Vargas foram bastante significativas. Entre as quais destaco o voto secreto, o voto feminino, a legislação trabalhista, a criação da Força Aérea Brasileira, a Previdência Social e a Petrobras, entre outras", aponta o pesquisador.
A frase: "Getúlio fez mais pelo Brasil Moderno do que qualquer outro presidente, segundo alguns historiadores". Em unanimidade.
Deepfake desafia poder judiciário(Nota da foto)
A deepfake é uma evolução das fakenews, quando os criadores de uma falsidade usam de tecnologia de áudio e vídeo, manipulada por meio de inteligência artificial (IA), para forjar vídeos totalmente novos. Segundo Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM e especialista em Direito Digital, a prática está cada vez mais profissionalizada e pode ser um grande problema para as eleições. O artifício pode enganar muitas pessoas simultaneamente, que geralmente são conteúdos que buscam atingir emoções e fazem com que os conteúdos sejam ainda mais replicados.
Ampliação no Pecém
O porto do Pecém,com um desenvolvimento acima da curva, anuncia a criação de dois novos píers. Um vai tratar de grãos. O outro vai cuidar da energia em alto mar. Aliás; como vai o projeto de energia das ondas,de lá?
Elmano em Pacatuba
“O Ceará possui 60% de suas escolas públicas em tempo integral, mas com Lula presidente e Camilo senador, eu vou fazer 100% das escolas do Estado em tempo integral pra nossa juventude’’.
Sr. Wagner em discurso de campanha
"A gente acredita que casar a frequência escolar com a garantia de que essas pessoas vão ter uma renda mínima, faz com que a gente possa garantir a segurança alimentar e a frequência escolar dos alunos, das famílias em situação de vulnerabilidade".
Roberto Claudio se apresentando
"Há um pedaço do interior que já ouviu falar de mm; mas não conhece a minha história. Então, a primeira etapa é se apresentar, apresentar as minhas realizações, as do Domingos também e, em seguida, dizer o que é que nós pretendemos fazer pelo futuro do Ceará".
Camilo, o amoroso
"No meu coração não cabe ódio. Meu coração só tem esperança, paz. Queremos fazer uma campanha propositiva, com propósito, mostrar o que foi feito pelo Ceará". Camilo Santana inaugurando o Comitê do PT.

Nenhum comentário:
Postar um comentário