Coluna do macario batista para o dia 23 de setembro de 2022



Cearenses na berlinda
Jovens cearenses se destacam no Cidadão Digital, programa gratuito que ensina o uso seguro de tecnologias. Dois jovens cearenses já passaram pela seleção e realizam ações educativas com escolas na região; inscrições do curso de formação para jovens e para escolas que querem receber atividades gratuitas seguem abertas. O projeto Cidadão Digital, parceria da Safernet e da Meta, que treina jovens e apoia escolas públicas para o uso seguro de tecnologias digitais, chega a seu terceiro ano com mais de 150 mil jovens e adolescentes e 67 mil educadores impactados em todo o país. Em 2022, jovens nordestinos deram a largada e já realizam aulas e oficinas remotas e presenciais com adolescentes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental. Dos cinco nordestinos mais avançados no projeto, dois cearenses estão entre os primeiros a finalizar o ciclo de formação do programa e a realizar ações educativas na etapa de Mobilização, na qual mobilizam escolas públicas, ONGs e projetos sociais para ensinar sobre temas como privacidade e segurança digital, respeito e empatia nas redes e desinformação. Eles foram selecionados e recebem mentorias da Safernet Brasil para desenvolver atividades criativas e em linguagem acessível. Os conteúdos do programa estão alinhados com a Base Nacional Comum Curricular, que prevê para as escolas a responsabilidade de preparar os alunos para os desafios do uso seguro e responsável da Internet e das tecnologias digitais. São eles:- Mariana Lima, de Camocim, CE, 27, que faz MBA em Comunicação e Marketing e trabalha com comunicação na prefeitura de sua cidade: “A Cidadania Digital contribuirá para que esses jovens sejam adultos mais conscientes e responsáveis, com opiniões mais empáticas, construtivas e críticas no meio digital”, afirma Mariana, que tem ensinado sobre respeito e empatia nas redes sociais, incluindo caminhos para que adolescentes vítimas de violência online procurem ajuda;- Arthur Santana, de Maracanaú, CE, 20, que estuda Publicidade e Propaganda na UFC: “Acredito na importância da cidadania digital e da Internet como uma ferramenta capaz de mudar a realidade e o futuro dos jovens, assim como mudou para mim”, afirma Arthur, que tem se engajado no tema desinformação para ensinar adolescentes, muitos deles já eleitores, a checar notícias e tomar decisões sobre o seu voto de forma consciente.

A frase: "Este ano, o Cidadão Digital já realizou mais de 100 atividades em escolas, beneficiando 24 mil estudantes e quase 1300 educadores. Desse total, quase 60% das ações foram realizadas em estados da região Nordeste, de onde vêm mais da metade dos jovens formados no curso online oferecido pela Safernet Brasil".

Não se surpreendam (Nota da foto)
Ficaria dificil guardar, por mais que a informação dependa de confirmação, mas não pegaria este repórter de surpresa se segunda feira, no mais tardar, a Governadora Izolda Cela se junte à campanha de Elmano de Freitas e Camilo Santana. Com a discriçao de sempre,mas na campanha.

Ao meio fio
Camilo, com O, foi às redes. Alvo do que chama de fake, expressão leve pra chamar de mentira uma fala de alguém, rebateu acusando os adversários de propagarem mentiras contra ele e o candidato Elmano, ao Governo do Ceará. Têm sido dias difíceis as hostilidades da campanha.

Segurança em alta
O Governo do Ceará entregou 69 novas viaturas para as Forças de Segurança Pública, para reforçar as ações policiais e de busca e salvamento, desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará, Polícia Militar do Ceará e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

Ajustes do Siafe Ceará
Os gestores da Administração Pública Estadual tem até o dia 10 de outubro para enviar a relação das exigibilidades de pagamentos referentes ao 1º semestre de 2022, nos termos do art. 1º da Instrução Normativa nº 01/2014.

Comida contaminada
O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento do mercado de consumo, em todo território nacional, de todos os alimentos específicos (bifinho, snacks, petiscos) e produtos mastigáveis de todas as linhas destinados a caninos da marca Petitos Indústria e Comércio de Alimentos. É o quinto a sair do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário