Intervenção

 


Prefeitura assume gestão da Santa Casa de Sobral

Na manhã de ontem, 29, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, decretou uma intervenção na Santa Casa de Misericórdia do município. De acordo com as informações publicadas pelo gestor nas redes sociais, a intervenção durará inicialmente 6 meses e pode ser prorrogada conforme a necessidade. “A Prefeitura reafirmou seu compromisso, transparência e trabalho para garantir que nenhum serviço seja interrompido para a população no hospital”, disse o prefeito. O decreto com a decisão foi publicado no Diário Oficial do Município ainda na quarta-feira, 28.

A Prefeitura de Sobral comunicou, em nota, que a medida se deu devido à manifestação formal de não continuidade de convênio com a Prefeitura e a interrupção de diversos serviços essenciais de saúde para toda a região norte do Ceará por parte da diretoria da Santa Casa de Misericórdia. “Além disso, a intervenção torna-se necessária diante das dívidas adquiridas em decorrência de grave desorganização por parte da então gestão do hospital”, justificou.
Ivo Gomes denunciou, inclusive, que tratamentos de pessoas com doenças como câncer estavam suspensos na unidade desde o último dia 23. O que ele classificou como um “ato de completa desumanidade”. Além disso, a auditoria contratada pela Secretaria da Saúde teria identificado também a paralisação de serviços como exames, consultas e procedimentos.

Prestação de contas
Nesse contexto, Ivo Gomes afirmou ainda, que a Santa Casa recebeu todos os repasses que deveriam ser destinados a ela, mesmo não conseguindo alcançar as metas estabelecidas pela Secretaria da Saúde de Sobral, que “buscavam melhor atendimento à população”.

“No ano passado, a Santa Casa recebeu R$ 106.197.563,41 do município, ao passo que em 2022, até o mês de setembro, o hospital já recebeu o valor de R$ 88.819.862,00”, relatou o prefeito. “O hospital não vem conseguindo atender a contento os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e não comprova a insuficiência dos valores recebidos para custeio por ausência de transparência, relatada, inclusive, em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF)”, finalizou.

É válido ressaltar que, mesmo com a mudança administrativa, a Prefeitura garantiu a permanência de todos os prestadores de serviços e colaboradores na instituição. A Santa Casa de Sobral, agora, está sob direção da enfermeira e ex-secretária de saúde de Sobral, Regina Carvalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário