As pernas curtas da mentira
Dizia Mãe Vovó Peronilha, A Racista, na sua santa sabedoria que a mentira e a verdade, são como o azeite e a água, se confundem mas não se misturam. E tinha aquele negócio de que a mentira tem pernas curtas. Ou ainda; mais depressa se pega um mentiroso que um coxo. Nem sei se falar em coxo hoje em dia pode, porque alguém poderá imaginar que um defeituoso físico, mancando, não pode ser chamado de coxo. Mas tá no dicionário...Na bíblia: " Era coxo, a palavra coxo significa manco, isto é este homem tinha alguma enfermidade nos pés que o impedia de ficar de pé.". Assim justificado, vamos em frente.São tantas as mentiras e tantas as mentiras das mentiras que assusta e chega como verdade para incautos, pessoas bombardeadas por mensagens direcionadas a seu status, a seu nicho cutural, a sua porção pobre e até ao grupo de riquinhos que sonha em manter uma condição que lhe garanta bem estar. E o bem- estar calcado na mentira, se sobrepõe à pirâmide social. O mais embaixo que sofra as consequência de quem está imediatamente acima, até que se chegue ao topo. Há, e as pessoas comuns desconhecem, uma máquina de produzir mentiras direcionadas. E tem ainda fatos como fatos mentirosos que escondem mentiras e verdades e chegam a misturar, como dizia minha Vó Racista e culta. Intoxicados pelos ares poluidos de mentes doentias, muitas vezes as mentiras tantas vezes repetidas viram verdades e formam pessoas e grupos extremados, extremistas, radicais, doentios, doentes mesmo. Nunca se viu isso no Brasil. Isso remonta à II Guerra Mundial. A gente que se dedica à leitura da história tem cada fala, de cada um, na ponta da lingua, isto é, na ponta do pensamento e assim pode se defender. O leigo, o inculto, o que abre a porta ao evangelizador da mentira, cai no conto, vira propagador e promove outras doenças que só a vacina da verdade é capaz de minimizar seus efeitos. A curto prazo isso é impossivel. Mas nada é ou será impossivel ao tempo e ao discurso sério.
A frase “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade“. Essa frase é de Joseph Goebbels, que foi ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista.
Não ponham a culpa em mim (Nota da foto)
No dia 30 de setembro esta humilde coluna, no comentário central, falou em transporte de graça para o eleitor, no dia da eleição. Mais de um mês depois vieram posições a esse favor. Leia o que escrevi, por favor>
"Ninguém lembra do eleitor, só do voto
sexta-feira, 30 de setembro 2022
Pra comprar voto, distribuir “brindes” de até 100 reais pelo voto, no interior matar boi pra juntar o gado e pela aí afora, os candidatos, os cabos eleitorais e os capas-prestas fazem muito bem, mas na capital, esqueceram de mim, 1 e 2. Gastam zilhões de reais com propaganda mas ninguém lembrou de botar ônibus de graça pro eleitor. Falam em tarifa de fim de semana, mas, aí é uma pergunta: motivos quais não se tirou parte das verbas de bilhões de reais distribuídos com os partidos e com os candidatos, para pagar aos donos das empresas de ônibus e botar pra rodar tudo 0800 pro eleitor? Quanto isso custaria em cidades como Crato,Juazeiro, Sobral, Fortaleza, onde o eleitorado se desloca de coletivos e/ou metrôs, pagando? Se comparado aos gastos com santinhos, que não mais funcionam, bandeirinhas que não criam votos, mas animam o processo uma pessagem de ônibus, num dia como o 2 de outubro que vem, é um pingo dágua num oceano de gastos, compras de votos e velas acesas aos santos. As tais redes sociais faturaram alto com mensagens de candidatos. Muitas vezes essas mensagens foram e são subrepitícias, enganosas, fazendo parecer reportagens e tal. Algumas são sérias; abrem o jogo e defendem abertamente os candidatos e suas candidaturas. Os partidos, os feiqui nius e num-sei-o-que-mais-lá, são defendidos nas redes e pronto. Só escrevo isso porque em dois anos teremos candidatose prefeitos e vereadores. Podem começar a pensar de agora. Ou guardar um dindim pra comprar a passagem do eleitor. Aliás, isso pode, Arnaldo?"
Pelo visto
Diante do quadro que se desenha sobre o transporte público ser oferecido de graça para o eleitor no dia 30 próximo, faz parecer que jornalista, de vez em quando serve para alguma coisa. Ou não.
Enganaram a natureza
Quem teve infância perto da roça, ou até conviveu com o interiorzão, do sítio,das fazendas, sabe, no Ceará, por exemplo, que é em setembro a chuva do caju. Pois mentem tanto que as chuvas de outubro estão enganando a natureza como se fosse agora a chuva do caju. Juro!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário