Rosa ensina a andar pelos sertões,e veredas
Repare aqui uma coisa; medo, medo mesmo não é coisa que se tenha devagar ou ligeiro, de com força ou levemente. Medo é só um sossobro de cuidar pra mudar de caminho quando ouvir o chocalho da cascavel. Quer dizer; cê muda de caminho da frente dela pois é na lingua que ela sente que cê tá chegando. Cascavel, que é quase cega, escuta como poucos e sente como se fosse gente, gente de carne e osso, que anda e desanda, cria e descria, de verdade ou de mentira. Gente. Só gente. Aqui, com meus guardados, matutado tenho sobre essas histórias esquisitas de uns tendo raiva dos outros porque os outros não são do seu lado. Ora, se todo mundo fosse igual que graça ia ter não ter o outro? Isso quer dizer que a gente pode ficar pensando que aqui ou lá, se é tudo diferente, fique cada qual com seu cada qual e num se importe com o outro que o outro também não quer se importar com o outro. Um doutor, desses muito inteligentes, nação de pessoas que pensam duas vezes antes de falar, escreveu um livro chamado Grandes Sertões,Veredas. Dentre outras coisas ele fala de um “amor proibido” entre amigos, e de outros temas que foram desenvolvidos, temas de dimensão universal, como o bem e o mal, Deus e o diabo, o amor, a violência, a morte, a traição, entre outros temas que afligem não apenas o homem do sertão, mas também o homem das grandes cidades, esteja ele onde estiver. Isso foi o que despertou no meu acordar de hoje para as raivas que o gerente inventou de ter com a gente, daqui das porteiras de casa, achando que ele, um passageiro, que se pensou chofér, pode sair gritando com todo mundo, no seu tropel de tocar uns bois lá do pasto dele, e no nosso como se fosse o dele. Isso seria medo se medo fosse, se medo tivesse. Seu Rosa dá uma lição boa danada pra ele, se ele soubesse ler, ou se tivesse lido um livro na vida. Fazer arminha num faz medo. Quem em medo é medero.
A frase "Sertão. Sabe o senhor: sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o poder do lugar. Viver é muito perigoso..."João Rosa, dr. Guimarães.
Foto de Tiago Stille(Secon)
17 escolas cearenses geram energia solar (Nota da foto)
A estimativa de economia nas contas de energia elétrica, quando todas as 32 escolas do contrato estiverem com os sistemas em funcionamento, é de aproximadamente R$ 1 milhão por ano. O governador Elmano de Freitas promete energia própria e limpa em todas as escolas do Estado.
Emissárias
Diz que dona Damares e dona Primeira Dama estão pra vir ao Ceará, no lugar do Jair, pra pedir voto pra mulher daqui. Ele tem medo.Será?
Pinimba da Serra Grande
Esse negócio de o Piauí achar que a Serra Grande todinha,mais a Granja,é tudo dele ta virando uma coisa sem pé nem cabeça.
Quem é quem
O Piauí é Piripiri, Sete Cidades, Floriano, por alí. Mas inventou de achar que é Viçosa,Tianguá,Ipu,Ubajara, tudo nação cearense de trabalho e força.
Pois bem
Inventaram que mandar o Exército medir. O Exército não é pra medir nada. Nem sabe avaliar benfeitorias e vidas sociais, desconfiam daqui.
Elegância
Pra não ser deselegante com o vizinho que a anos forma seus filhos aqui, o Ceará, por nímia gentileza, aceita o IBGE dar uma olhadinha. E brá.
Conversa do Metrópoles
Bolsonaro perde o controle e critica falta de anúncio de ministros por parte de Lula. O Jair queria que Lula,nem eleito ainda,já dissesse quem vai ser ministro dele.

Nenhum comentário:
Postar um comentário