Izolda, Elmano e Camilo têm 1ª reunião após a eleição

 


O governador eleito Elmano de Freitas (PT) teve nesta terça-feira (4) o primeiro encontro com a atual governadora Izolda Cela (sem partido) para tratar sobre a transição de governo, que deve ocorrer nas próximas semanas, até o mês de dezembro – a posse da nova gestão ocorre no dia 1º de janeiro do próximo ano. Também participaram do encontro o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT) e a vice-governadora eleita Jade Romero (MDB).
“Recebi há pouco o governador eleito Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero e o senador eleito, meu querido amigo Camilo Santana. Conversamos sobre as ações para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado. Tenho convicção de que Elmano e Jade farão grande trabalho no Governo, assim como Camilo no Senado Federal. Juntos somos mais fortes!”, publicou a gestora nesta terça, após o encontro. “Conversamos sobre diversas ações para o avanço do nosso Ceará, em áreas importantes como educação, saúde e segurança”, disse, por sua vez, o governador eleito. “Izolda foi sempre uma grande parceira e tem feito um trabalho extraordinário. Acredito muito que Elmano continuará esse trabalho e avançará cada vez mais, para o bem do nosso povo”, disse Camilo em sua própria mensagem.
A reunião, de caráter institucional, poderia também ser uma reunião de cúpula do grupo político encabeçado pelo PT no estado do Ceará, grande beneficiário do resultado das eleições do último domingo (2). Izolda era apoiada por Camilo e por Elmano quando ainda estava no PDT, disputando a indicação do partido para a candidatura ao Governo do Estado – que acabou indo ao ex-prefeito Roberto Cláudio – e a governadora anunciou apoio à candidatura petista na reta final da campanha, quando Elmano viu um crescimento vertiginoso nas últimas pesquisas de intenção de voto.
Secretariado
Além de questões de gestão, relacionadas à transição de governo, o teor da discussão certamente também passou por hipóteses para a futura equipe de governo, com o secretariado a ser anunciado por Elmano nas próximas semanas. Até o fim do ano, o tom deverá ser de articulações dentro do grupo político para formar um secretariado.
Sobre o tema, Elmano declarou no mesmo dia, ao falar à rádio CBN, que os nomes a serem escolhidos deverão ter capacidade, paciência e sensibilidade para ouvir sugestões dos cidadãos e da iniciativa privada. Também reiterou o compromisso feito de que 50% do secretariado será formado por mulheres, com um nome já adiantado: o de Fernanda Pacobahyba, que deve se manter à frente da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz). Ela foi nomeada durante a gestão de Camilo Santana e mantida após Izolda assumir o governo estadual, em abril deste ano.
A escolha dos secretários passará também, como é costume, pelas articulações políticas envolvendo os aliados do grupo vitorioso. Nesta eleição, o PT conseguiu atrair outras siglas que antes estavam ligadas ao PDT, como o PP, liderado no estado pelo deputado estadual Zezinho Albuquerque. Também consta na aliança o MDB de Eunício Oliveira, que indicou o nome da vice-governadora eleita. A perspectiva de uma possível reaproximação com parlamentares pedetistas, que fizeram a maior bancada à Assembleia Legislativa, também poderia implicar em uma possível acomodação de nomes da legenda mais ligados ao grupo de Camilo em cargos no governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário