Os sudestinos, tão tristemente discriminadores, vão xingar nós aqui, porque ganhamos para o Brasil as eleições de domingo. Vão nos chamar de paus-de-araras, cabeça de prego, morta-fome e outros infelizes sentimentos separatistas, quando se acham a nata, o creme-do-creme. Nunca entenderam quando Edinardo os chamou de a nata do lixo, o lixo da aldeia e, de pura brincadeira completou...eu sou do Ceará. SOmos daqui, sudestinos. Somos homens e mulheres capazes de dormir em paz, salvando um país inteiro do obscurantismo que vocês criaram e tentaram repetir à nação, goela abaixo. Somos homens e mulheres dedicados à cultura própria, sem descuidar das culturas dos outros, que ora ensinam, ora aprendem. Aqui, sudestinos, fazemos rimas a céu aberto; tocamos viola a céu aberto; cantamos às estrelas; escrevemos como Raquel, fazemos rir como o Chico e o Tom, emocionamos o Brasil como o Wilker, afagamos a alma como Dom Helder, ganhamos guerras como Sampaio, e nos alegramos com a Meirinha, o Falcão, o Evaldo...e, é tanta gente. Sudestinos, outra vez salvamos o Brasil. Sabe, um dia sudestinos,o Ceará mandou seu avião e sua tecnologia pra fazer chover no Rio Grande do Sul. Kkkkk. Eu estava lá. Sabe o que cobre e salva seus cafezais das geadas ou do sol inclemente? Os chapéus que as mulheres de Massapê fazem. Sabem o que ornam suas mesas? As rendas, feitas ali pras bandas do Icapui, nas beiradas de Canoa Quebrada? Sudestinos, a praia mais famosa do mundo, do Brasil, é Jeri. Fica logo ali, depois de Acarau e antes de Camocim que deu ao Brasil o grande Pinto Martins. Sabem quem foi Dragão do Mar? Chico de Mãe Iza? Sabem aí quem primeiro aboliu os escravo no Brasil? Sudestinos, dobrem o dorso, desçam os joelhos ao chão e agradeçam por existirmos para salva-los. Talvez isso não dure a vida inteira. Vai que alguém se zanga aqui e separa a gente de vocês.Vão ter que pedir visto pra tomar pinga da Viçosa, tirar gosto com cambica de murici, torresmos do Demerval em Sobral, almôndega da Zena, panelada e buchada da Eleuzina no São Sebastião. Se cuidem. A gente pode se cansar de defender vocês.
A frase: "Foram vocês. Tenham orgulho, pois foram vocês que fizeram isso pelo Brasil." Do governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas pedindo aplausos, em palanque, para os cearenses que deram perto de 70% dos votos a Lula.
Araripe é fogo (Nota da foto)
O município cearense foi o que deu a maior diferença de votos entre Lula e Bolsonaro, na disputa da presidência da república; 91% pro Lula.Araripe se orgulha de ser devota de Frei Damião,de quem mantém estátua na Praça e do Soldadinho do Araripe, um passarinho de belas cores e canto lindo e que só tem lá.
As acomodações
O discurso de Lula, pós eleição, deixou bem claro que vai ter que arrumar a casa com novos Ministérios.Até mesmo pra acomodar aliados.
Os nomes
Numa raspagem superficial, esta coluna sabe que Lula da Silva teria lugar pra amigos, aliados e competências.Tem do coração e os da alma.
Lá vai
Flávio Dino, senador eleito no Maranhão, pode ir pra Justiça, Cidades ou Integração Nacional. Jaques Wagner,baiano que gostaria de fazer interlocução política.
Aqui pra nós...
Izolda Cela, governadora do Ceará,fez carreira na educação, rompeu com Ciro, foi fiel ao PT e ocuparia o Ministério da Educação.
E mais...
Aloisio Mercadante poderá ir para a Fazenda ou Planejamento. Gleise Hoffmann ficaria no Ministério das Mulheres,e Alexandre Padilha seria articulador das agendas econômicas.
Além disso...
Fernando Haddad também é cotado para o Ministério da Fazenda. Wellington Dias, petista do Piauí é coringa na economia.
A lista é longa
Os nomes de Lula, num caderno que só ele e a turma colada conhecem, deixa de fora só a ponta do iceberg. Daqui pra amanhã tem mais e cabe recurso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário