Contato

Coluna do macário batista para o dia 09 de novembro de 2022

  


Camilo não sairá do Senado

O Governo Lula não terá trégua no legislativo. No Senado vai ser guerra aberta. Alguns eleitos farão oposição sistematica e raivosa ao novo governo. É mais que promessa, é leitura dos posicionamentos no andar da carruagem. Não são maioria, mas serão zangados, apostam os que conhecem as coxias do poder.Por isso mesmo Lula da Silva vai precisar detoda sua força tarefa para assegurar, no Senado, que seus projetos sejam entendidos e aprovados. Um dos novos eleitos, anti Lula, como o general Mourão, hoje vice presidente, é mosca branca. Quando diz que votará com Lula desde que o projeto beneficie a população, queima o filme da turma da  arenga. Outros, porém, prometem pear pesado. Camilo Santana,eleito senador da república pelo PT do Ceará, é pule de 10 para ficar na Casa, não só defendendo as coisas do Governo como acomodando o que for possivel acomodar. Lula conta com os cearenses Cid Gomes e Camilo Santana na defesa do Governo e nos panos mornos que serão necessários, mais dia,menos dia. Daí que, tido e havido como possivel Ministro do novo governo, Camilo não deverá deixar o Senado. Sua presença lá terá importância vital par aum futuro muito próximo. Isso, leva ao sentimento de que, Izolda Cela, governadora do Ceará, sem partido, mas fiel a Lula e ao projeto do PT, seria Ministra. Acenos do presidente eleito, preparo técnico em educação, com o qual modificou a educação no Ceará e deu subsídios ao Brasil para mudar,estimulam ao analista ousar um posto relevante  na educação de 2023 pra-diante. Sem nenhum sinal de preocupação com isso, Izolda Cela não comenta os comentários, não sorri para deixar enígmas no ar, não fala do assunto. Izolda Cela se garante no potencial que a fez chegar onde chegou e que seria bem mais adiante, não fosse...aí é outra conversa.

A frase: “A rotina é um esqueleto fóssil cujas peças resistem ao caruncho dos séculos. Não é filha da experiência; é sua caricatura. Uma é fértil e gera verdades; a outra é estéril e as mata”. José Ingenieros. Sabe quem foi?

 De próprio "punho" (Nota da foto)

Izolda Cela foi ao meio fio na noite do domingo. Passava o Governo para a Desembargadora Nailde Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado e segunda na sucessão,quando não há vice. "Viajo amanhã para participar da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27), que será realizada no Egito. Também assinarei importante acordo na área de Hidrogênio Verde, além de reuniões com investidores e Banco Mundial."  E como educada sobralense: "Nesta semana a presidente do TJCE, desembargadora Naílde Pinheiro, assume como governadora em exercício. Desejo sorte e ótimo trabalho à desembargadora Naílde a frente do Governo do Estado."

 

Quem é quem na transição

O Ceará trabalha com parceria e boa educação, ao momento da transição de de governo a governo. Izolda Cela quer deixar a Elmano de Freitas uma pista limpa, as contas claras e os projetos encaminhados,no ponto.


Assim sendo...

Pelo lado do governo são a equipe de transição:Chagas Vieira (coordenador),Ronaldo Borges,Fernanda Pacobahyba,Flávio Jucá. Vladyson Viana e  Rita Bezerra.

 

Indicados pelo Governador  eleito

Eudoro Santana,  Luísa Cela, Alfredo Pessoa de Oliveira,Augusta Brito,  Max Quintino, Ana Maria Fontenele. Com esses nomes indicados por Elmano,sobra uma especulação:Augusta Brito não será Secretária?Onde?

 

Sobre a coluna

Ontem, esta coluna mostrar um incômodo do Ceará com seus sócios holandeses no Porto do Pecém. Hoje, leitor atento vai às teclas e manda: “Governo Elmano terá que mediar grave divergência instalada no Terminal Portuário do Pecem entre a atual gestão e os holandeses de Rotterdam. Os batavos já não engolem mais tanto  desconhecimento do setor por parte dos seus sócios cearenses.” EIta!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário