Contato

Coluna do macário batista para o dia 11 de novembro de 2022


O asfalto impeditivo

O Secretário de Infraestrutura da Prefeito de Fortaleza, Samuel Dias, falou de obras da casa e dos remendos que a cidade precisa. Não só remendos, mas a qualificação de ruas, praças e avenidas, notadamente em bairro periféricos, onde não há calçamento decente e que precisam de esgotos e saneamentos básicos. Mas o que chamou a atenção de quem conversa com o Secretário foi o fato de que, fazendo as contas, na ponta do lápis, hoje em dia é quase impraticável a utilização de asfalto em novos empreendimentos, ou em novos investimentos nas vias públicas. Explica o Secretário que o mais viável, seja pelo preço, qualidade e previsibilidade de valores a serem gastos, o ideal é que a Prefeitura utilize o tal do bloquete intertravado. E justifica; em primeiro lugar pelos preços do petróleo, além de caro, não permite que se faça orçamento de uma obra com asfalto com preços que sigam até o seu final. Asfaltar uma avenida nova é uma roleta, deixa nas entrelinhas. Isso quer dizer que o intertravado sabe-se bem quanto vai custar aquele piso do princípio ao fim, o que não ocorrerá com o asfalto. Aliás, diz Samuel, asfalto hoje só para renovação de pisos, remendos e outras pequenas intervenções em obras antigas. Isso justifica a utilização do bloquete que se vê por Fortaleza. Isso quer dizer que na periferia não teremos mais ruas novas asfaltadas, mas pavimentadas com esse tipo de piso já largamente utilizado. Gente do meio ambiente, aliás, chega a dizer que o bloquete, por sua porosidade ou pela facilidade de alimentar os lençóis freáticos, auxiliará inclusive no clima.

 

A frase: "Devagarinho, do que se ouve nos bastidores, Elmano de Freitas está montando um governo com sua cara e  com forte personalidade". Ouvido de quem tá lá dentro.


Curinga do Itamatary (Nota da foto)

A governadora  Izolda Cela foi recebida no stand do Brasil em  Sharm El-Sheik, no CPO 27, no Egito, pelo hoje curinga do Itamatay para o meio ambiente, diplomata Marcos Paranaguá. Izolda Cela estava acompanhada pela delegação cearense foi com ela foi à COP27.

 

Alguém duvidou?

Pra quem tinha alguma dúvida é bom anotar; a suplente de senadora Augusta Brito, hoje deputada estadual que migrou do PCdoB pro PT, será  do social numa pasta para a qual ainda se está inventando o nome.

 

9o. nos 10 mais

O Hospital Regional Norte (HRN), localizado em Sobral, foi eleito o nono melhor hospital público do Brasil. O resultado foi divulgado nesta semana, em Brasília, durante premiação que ranqueou as 40 unidades públicas do País de excelência.

 

Também foram premiados...

Conquistou o 2º lugar o Hospital Geral Dr. Waldemar de Alcântara, localizado em Fortaleza, o 9º lugar o Regional do Sertão Central , em Quixeramobim. O Hospital Regional do Cariri figurou na 14ª colocação. Todos estão sob gestão do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma preocupação cada mais presente na indústria brasileira. Segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), seis em cada dez empresas têm uma área ou departamento dedicado ao tema.

 

Foi pra Cop

Feita com executivos de indústrias em todo o país, a pesquisa será divulgada pela CNI durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que está sendo realizada no Egito até o próximo dia 18.

 

Vai ser Lula desde criancinha

Kassab sobre Arthur Lira: "Ele vai dar os anéis. Se não for suficiente, todos os dedos". Se precisar, dá ainda "as mãos"para ter o apoio do presidente Lula para presidir a Câmara dos Deputados.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário