Pop star, rei do rock ou pai do forró?
Um dia, numa conversa animada com o Embaixador Dário de Castro Alves, um personagem incrível da história do Brasil, discutia a verdadeira missão de um diplomata que,, como ele, chegara ao topo da carreira, servindo desde a Russia até aqui, em Portugal. Na simplicidade que o marcou a vida, ao ponto de analisar os nomes das pessoas que formam pontos de auto estima, ele disse; - Macário, o iluminado. Pois bem. Um embaixador tem muito de espião. A gente vê tudo, lê tudo, acompanha tudo e,no interesse do seu país repassa, trata, estimula, defende. A imprensa é grande auxiliar desse trabalho do Embaixador. Quando se quer saber algo sobre um acontecimento, um evento, vamos à leitura sistemática do assunto, comparando, fazendo o que você chama de jornalismo comparado, disse o saudoso amigo. Hoje, valho-me daquele ensinamento para avaliar a presença do presidente eleito, Lula da Silva, do Brasil, na passagem pela COP27 e que o trás a Lisboa para visita (quase) de Estado. Começo, usando o título da reportagem da maior agência de notícias do mundo, a Reuters.
A frase: "Lula foi recebido como astro do rock na COP27". Reuters
Lula e lideranças indígenas na COP27 (Foto: Ricardo Stuckert)
SHARM EL-SHEIKH, Egito (Reuters) - O brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu as boas-vindas de uma estrela na cúpula da COP27 no Egito nesta semana, ao prometer renovar o compromisso do país com florestas tropicais para enfrentar a crise climática e se oferecer para manter futuros mandatos da ONU. conversações climáticas.
Pelo Brasil
"Estou aqui hoje para dizer que o Brasil está pronto para voltar", disse Lula, recebendo aplausos da multidão de delegados na cúpula internacional do clima na cidade litorânea de Sharm el-Sheikh.
Vencedor
Lula venceu a eleição presidencial no mês passado contra o presidente de direita Jair Bolsonaro, que presidiu a crescente destruição da floresta amazônica e se recusou a realizar a cúpula do clima de 2019 originalmente planejada para o Brasil.
Quer ser anfitrião
Lula, um ex-presidente que deve iniciar seu terceiro mandato em janeiro, disse aos delegados que buscaria tornar o Brasil o anfitrião da COP30 em 2025 e que pretendia colocar o local na floresta amazônica, em vez da região costeira mais populosa.
O que somos
A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados, absorve grandes quantidades de gases de efeito estufa que, se liberados, destruiriam as metas climáticas globais.
Porto seguro
“Não há segurança climática para o mundo sem uma Amazônia protegida”, disse ele, explicando que queria que as pessoas conhecessem a região. “Não pouparemos esforços para zerar o desmatamento e a degradação de nossos biomas até 2030”.
Palmas em pé
A multidão em pé incluía dois ex-ministros do meio ambiente, legisladores, governadores, ativistas e indígenas com cocares tradicionais. O presidente da COP27, Sameh Shoukry, do Egito, acompanhou Lula ao palco.
Mãos dadas
Lula enfatizou que a mudança climática só pode ser enfrentada de mãos dadas com a justiça social, com a multidão aplaudindo seus pronunciamentos sobre o fim da desigualdade e a melhoria das condições de vida dos indígenas.
Críticas aos grandões
Ele também criticou os líderes globais por não priorizarem a mudança climática, dizendo que ignoraram os alertas sobre a situação do planeta enquanto gastavam trilhões de dólares em guerras.
Só unidos sobreviveremos
"O planeta está a cada momento nos alertando de que precisamos uns dos outros para sobreviver", disse ele."No entanto, ignoramos esses alertas. Gastamos trilhões de dólares em guerras que trazem destruição e morte, enquanto 900 milhões de pessoas no mundo não têm o que comer."
Cumpram os compromissos
Lula acrescentou que está pedindo aos países ricos que cumpram sua promessa anterior de fornecer US$ 100 bilhões por ano aos países pobres para ajudá-los a se adaptar às mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Sacudindo as paredes
Foi seu segundo discurso na coletiva de quarta-feira, ambas repletas de admiradores gritando "Lula! Lula!" e sacudindo as paredes do local da conferência com seus aplausos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário