Contato

Do jornal OEstadoCe



Izolda tem perfil técnico para o MEC, diz especialista
As declarações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), antes do segundo turno das eleições de 2022, de que teria “muito trabalho para nós”, em referência a ele e à governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), geraram a expectativa de convite para participar do governo de Lula em caso de eleição. Pois ele ganhou nas urnas e há expectativa de especialistas de que a atual chefe do Executivo cearense, cujo mandato termina no fim deste ano, assuma o Ministério da Educação (MEC), a partir de janeiro de 2023.
Além do trabalho de sucesso comprovado na educação de Sobral (Região Norte) e do Ceará, como secretária e governadora, Izolda é aliada do governador eleito Elmano de Freitas e do senador eleito Camilo Santana, ambos do PT cearense. Nessa segunda-feira (7), Elmano e Camilo estiveram com o presidente eleito, em São Paulo. Por conta da agenda do governador eleito, a primeira reunião da equipe de Transição no Ceará ocorrerá nesta quarta-feira (9).
Perfil
Voltando à Izolda, que está no Egito participando de conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, o nome dela foi citado como forte concorrente ao MEC pela presidente-executiva do “Todos pela Educação”, Priscila Cruz, considerada uma das vozes mais ativas no Brasil quando se trata dessa área. Em entrevista à rádio CBN, Priscila destacou o perfil da governadora do Estado. “Seria um nome excelente. A Izolda cumpre uma série de requisitos muito importantes para a gestão federal da Educação. Primeiro, ela tem experiência na gestão municipal, vem de Sobral. É uma das grandes arquitetas e responsáveis pelo sucesso de Sobral, referência na educação brasileira. Depois, foi para o Estado e também começou uma revolução no Ceará, que de novo é a grande referência entre os estados em educação, ao lado de Pernambuco. Ela tem experiência como governadora, ou seja, sabe muito bem como funciona a máquina, como lidar com o legislativo”, afirmou a especialista.
Além disso, a presidente do “Todos pela Educação” explicou que gestão escolar é técnico-política. “Isso é muito importante. Não adianta ser uma ótima formuladora se não souber fazer as articulações políticas necessárias”, defendeu.
Resultados
Priscila Cruz ressaltou também outras qualidades que fazem Izolda ganhar pontos em eventual indicação ao MEC. “Ela é mulher, do Nordeste e uma pessoa absolutamente reconhecida na comunidade educacional como alguém que é capaz de colocar de pé, de implementar políticas que são baseadas em evidências. Acho que é isso que a gente precisa.”
A especialista avaliou que a Educação no governo de Jair Bolsonaro (PL), que teve cinco ministros (um deles nem chegou a tomar posse) em quase quatro anos, teve “políticas absolutamente erráticas, com base muito forte em ideologia, em achismo. A Izolda é uma pessoa que olha para as evidências. Ela é muito comprometida com resultados, com os alunos mais pobres, tem uma sensibilidade muito forte em relação ao direito à educação que cada criança tem. Esse é o grande lema de Sobral, do Ceará. Então, ela reúne uma série de bons atributos que eu fico pensando: ‘quem mais no Brasil tem essa reunião tão completa de características?’. Acho que a Izolda é uma das poucas. Seria um nome muito bem recebido e mais do que isso ela tem capacidade de entrega muito forte e mostrou isso durante sua trajetória profissional”, destacou.
Dados de 2022
De acordo com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o Estado tem 87 escolas entre as 100 melhores do Brasil, quando se trata do Ensino Fundamental (EF) como um todo. Pegando apenas do 1º ao 5º ano do EF, o Ceará possui as 12 melhores escolas do país. Do 6º ao 9º, são 70 unidades entre 100. Já no Ensino Médio, o Estado ocupa a terceira posição, com 23 escolas das 100 melhores do país.
As informações foram divulgadas em setembro de 2022, pelo MEC. As estatísticas fazem parte do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Houve melhoria também no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O Estado vem investindo em escolas de tempo integral e de ensino profissionalizante, prometendo ampliar a oferta desse tipo de ensino, principalmente nos municípios do interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário