Coluna do macário batista para o dia 09 de dezembro de 2022



Está nas Comissões da Câmara o projeto que cria o Programa de Apoio ao Aposentado 

Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o Projeto de Lei Complementar nº 048/2022, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Programa de Apoio ao Aposentado (PROSA), com a proposta de fomentar ações voltadas ao bem-estar e a qualidade de vida dos servidores públicos municipais que já possuem os requisitos para aposentadoria e os já aposentados. Segundo a matéria, o objetivo do programa é promover o conhecimento e estimular o compartilhamento de vivências que possibilitem o desenvolvimento de competências para a promoção do planejamento financeiro, do lazer, da ocupação, do estimulo aos processos cognitivos, do fortalecimento de vínculos socioafetivos, dentre outros temas identificados como relevantes para os servidores aposentados ou próximos a se aposentarem. O Programa de Apoio ao Aposentado compreenderá dois eixos temáticos de atuação, são eles:I – Valorização e Integração:a) Programa de preparação para aposentadoria: orientação psicossocial e previdenciária;b) reconhecimento e homenagem aos servidores próximos da aposentadoria; c) atividades de estímulo ao empreendedorismo, ao voluntariado e ao compartilhamento de experiências profissionais;d) divulgação das atividades de capacitação e desenvolvimento. II – Bem estar:a) promoção de atividades culturais e artísticas; b) organização de ciclo de palestras e oficinas relacionadas à qualidade de vida; c) celebração de parcerias com organizações que promovam atividades esportivas e de lazer. O Programa de Apoio ao Aposentado (PROSA), será de responsabilidade da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), onde formará em sua estrutura administrativa uma equipe para articular, implementar, acompanhar e gerenciar todas as áreas de atuação do programa. O projeto foi enviado para a Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento, para apreciação do colegiado. Sendo aprovado, ele retorna para receber votação no Plenário.


A frase: "A Universidade confia que a problemática não se prolongará e acredita na sua solução em tempo célere pelo ministério." Da nota da UFC sobre o corte dos dinheiros da Universidade.


Professora da Uece é convidada a participar de pesquisa da Times Higher Education (Nota da foto)

A professora Francisca Rejane Bezerra Andrade, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), recebeu convite para participar da classificação mundial de universidades, o The Times Higher Education World University Rankings. A pesquisa de reputação acadêmica global é produzida pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo.

Eleições em Baixio

No domingo, 11/12, acontecerá a eleição suplementar de Baixio para escolha de novo(a) prefeito(a) e novo vice-prefeito. TRE-CE cuida de segurança para proteger a saúde dos envolvidos.

Cana braba

A Polícia Federal prendeu o empresário bolsonarista Milton Baldin, que participava de manifestação antidemocrática em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, e que havia convocado atiradores para participar de um ato contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele disse em vídeo

"Gostaria de pedir ao agronegócio, aos empresários, que deem férias aos caminhoneiros e mandem os caminhoneiros para Brasília. São só 15 dias, não vai fazer diferença. Também pedir aos CACs, atiradores que têm armas legais..."

Dois anos depois

O TRE-CE, manteve a condenação do deputado estadual Agenor Neto, do MDB, ao pagamento de R$ 200.000,00 por realização de aglomeração durante as eleições municipais de 2020. Na época, Agenor Neto era candidato a prefeito de Iguatu. Cabe recurso.

Cantata de Natal

O Theatro José de Alencar recebe no dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 17h30, no Pátio Nobre, a Fundação Social Raimundo Fagner apresentando sua tradicional “Cantata Natalina”. O evento é gratuito e aberto ao público. No Icó fará recital, também no Natal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário