Camilo depois de anunciado por Lula
"Vou conversar com especialistas para definir o melhor perfil. O meu perfil, como gestor, é de diálogo".O senador eleito, agora, formalmente anunciado próximo Ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, fi cirúrgico na sua primeira fala aos jornalistas, em Brasília. Ele fez referência à galinha dourada, com ovos e omeletes de ouro do Ministério, o FNDE. O FNDE é a luz que alumia os olhos do Centrão, que sonha em ter o Fundo sob seu controle. É queo dinheiro lá é farto e serve pra tudo o que se possa pensar no quesito educação. Hoje, o FNDE,sob o controle de um piauiense,é comandado por um sobralense, Marcelo Ponte, que foi chefe de gabinete do ex-deputado federal Padre José Linhares. Marcelo, quando o Padre Zé desistiu de uma nova candidatura, foi para o gabinete do deputado federal Ciro Nogueira, do PP do Piauí. Dali, Marcelo foi guindado para o tal Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica que, se for confirmado, poderá ficar sob o controle da hoje governadora Izolda Cela. Aliás, O FNDE é um dos órgãos mais cobiçados pelo Centrão porque faz obras e contratos de grande valor, em todo o País. No governo de Jair Bolsonaro (PL), foi um dos focos da corrupção que derrubou o ex-ministro Milton Ribeiro e expôs a deficiência nas políticas públicas educacionais, tendo Marcelo Ponte sido poupado de qualquer acusação de participação nessas questões. Diza informação que pastores do MEC influenciavam a destinação de verbas do FNDE conforme interesses pessoais, mesmo sem ligação formal com o ministério. O caso foi revelado pelo Estadão. Era operado pelo FNDE, ainda, o esquema das “escolas fake” do governo Bolsonaro, nas quais novas obras eram anunciadas nas cidades por motivação eleitoral sem que houvesse garantia de recursos para realizá-las.
A frase: "Caso seja ele, o BNB estará muito bem entregue". Um observador da cena em cima das conversas sobre Nelson Martins vir a ser presidente do banco.
Senhor do Bonfim(Nota da foto)
Segue até o dia 06 de janeiro de 2023, a festividade religiosa do Senhor do Bonfim em Icó, a terceira maior do Estado do Ceará, onde reúne cerca de 40 mil pessoas na procissão do Bonfim no dia 01 de janeiro. A prefeita Laís Nunes e equipe prepararam a cidade pra receber a romaria.
No ar, alem dos aviões
Não é certa Fernanda Macedo Pacobahyba na Sefaz. Não por que Elmano de Freitas não a queira lá. Diz que Camilo Santana a quer compondo sua equipe no Ministério da Educação. Negociações ao alto.
Já são dois
Do Maracanaú, cidade dormitório aqui do lado de Fortaleza,com forte indústria e rica contrabuição à arrecadação do Estado, vão sair dois ônibus,fretadosm cheios de lulistas para a posse em Brasília.
Pura especulação
Como a especulação não é minha publico; primeira suplente de senadora, Augusta Brito, poderá não ir pra Brasília assumir o mandato deixado de lado por Camilo Santana para ser Ministro da Educação.
Política maior
Foi dito aqui, de uma conversa com a deputada, que Augusta preferia,se convidada uma pasta para fazer política."Nada de social,mulher,criança.Gostaria de trabalhar com política",disse a mim.
Outra coisa...
Em Augusta não indo para ser senadora em Brasília, assumiria a dra.Janaina, segunda suplente, o que seria de grande alegria do anunciado Ministro da Educação, Camilo Santana.A política tem disso.
O debate político
Está sobre a mesa de debates do fim de governo o que fazer com o pessoal que se manifesta em frente a quartéis do Exército, pedindo intervenção militar no País. O que se discute é: Tira com conversa ou chama a Polícia. Tem quem ache que dia 1o. que vem tudo se resolve.

Nenhum comentário:
Postar um comentário