Contato

Coluna do macário batista para o dia 29 de dezembro de 2022

Aprendiz de feiticeiro
No primeiro caldeirão que vi, e isso faz muito tempo, as bruxas da política, os feiticeiros das candidaturas, ou os próprios candidatos, ensinavam aos cabos e soldados, a conquista do voto, o boato espalhado, a verdade e quando ser dita. Fui assim tomando tento, observando mais que falando e escrevendo, juntando cacos e pedaços de vidro, porcas e arruelas,asa de urubu, perna de barata, minhoca seca, por fim, fui vendo os ingredientes com que se fazem políticas e de que se fazem políticos.A verdade é que hoje, passado na casca do alho, dou sempre a resposta mais próxima dessa, ao interlocutor que questiona motivos quais não dei uma informação que todo mundo está dando. Aprendi, como disse aí, que o posto de observação é lugar intocável para um repórter, colunista e cumpridor de pauta na editoria de política: Só dou a informação quando ouvir da fonte, mas disse: Só ligo meu carro depois que passo o cinto de segurança. Foi assim, recentemente com Camilo Santana. Todo mundo deu que o homem era Ministro. Quase não era, tais as implicações que rodearam a cena. Podia ser Izolda ou até um qualquer fora do eixo cearense, até porque o PT andava desesperado por cargos, postos, o que fosse para atingir os hoje 80% do primeiro escalão do Governo Lulalá.Ufa! Camilo é PT. Pois bem; agora surge um novo impasse e esse é quase tão complicado quanto. Num passado aí de 4,5 ou 6 anos,a turma do PDT fez uma reunião para tratar da presidência da Assembleia. Muita gente querendo o substancioso prato, mas é só um prato de cada vez. Chegaram a achar que deveria até ter uma emenda à Constituição do Ceará, proibindo a reeleição pra presidência da Assembleia. Os radicais foram contra. Até fizeram um acordo, sem que fosse preciso mudar a Carta. Só uma vez. Mas furou no Zezinho, no Roberto Claudio, no Sarto. Agora, quando Evandro Leitão se prepara pra tentar a reeleição, o tema volta à baila. Tem questionamento grave dentro do partido.O que se escuta lá de dentro: Bota o Evandro na Casa Civil do Elmano e deixa o lugar de presidente da Assembleia pra outro companheiro, lá deles. Estás vendo? Passei meu cinto de segurança.Vou esperar pra ligar o carro.
A frase: "A Izolda vai resolver a educação e o Camilo a política da educação. Mas levam alguém pra tomar conta do dinheiro,a dona Fernanda Pacobahyba". De um arguto observador da cena.
Convocação extraordinária (Nota da foto)
Hoje, quinta feira, deve chegar à Assembleia do Estado, convocação extraordinária feita pela Governadora Izolda Cela, para que os deputados apreciem a reforma administrativa que norteará o Governo Elmano de Freitas. Convocação pra dois dias. Hoje e amanhã.
A virada
Havia apostas sobre o nome que Elmano levaria pra Fazenda do Ceará, com a saída de Pacobahyba pro MEC,com Camilo. Muita gente jogando no Cialdini. Não deu.
Concurso adiado
A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba,pediu o Edital 003/2022 prorrogando por mais um ano a validade do Concurso Público para formação de cadastro de reserva nos cargos de Auditor Fiscal do Grupo Ocupacional Tributação, Arrecadação e Fiscalização (TAF).
Atraso político
As conversas, algumas delas atravessadas, do Governo Elmano que se instalará dia 1o. de janeiro que vem, com o PDT, estão atrasando a formação do novo Secretariado estadual. Até sábado a banda estará completa.
O que está definido
Saúde: Tânia Mara, Educação: Eliana Monteiro, Segurança e Defesa Social: Samuel Elânio, Administração Penitenciária: Mauro Albuquerque, Controladoria-Geral de Disciplina: Rodrigo Carneiro...
E mais...
Proteção Social: Onélia Santana, Procuradoria-Geral: Rafael Machado, Cultura: Luísa Cela, Fazenda: Fabrízio Gomes, Planejamento e Gestão: Sandra Machado, Juventude: Adelita Monteiro.De 11, 6 mulheres.
O que está faltando
Casa Civil, Cidades, Infraestrutura, Recursos Hídricos, Esporte, Justiça, Desenvolvimento Agrário, Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Controladoria Geral do Estado, Chefia de Gabinete, Chefia da Casa Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário