Contato

Do focus

 André Figueiredo sobre Ciro no diálogo estadual entre PT e PDT: “Ele sempre está nos orientando”

"Nós sempre temos a preocupação de ouvir a opinião do Ciro, que sempre são bem recebidas", explicou o deputado federal e presidente estadual do PDT


Foto: Divulgação/Estadão

Gabriel Amora
focus@focus.jor.br

Na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), durante almoço promovido para homenagear a governadora Izolda Cela (Sem Partido), o deputado federal e presidente estadual do PDT, André Figueiredo, apontou que o ex-governador Ciro Gomes (PDT), apesar de não estar fazendo parte do diálogo entre a sigla e o PT, segue se manifestando e orientando o partido do que deve ser feito.

Ciro perdeu as eleições para presidente, ficando logo atrás de Simone Tebet (MDB), em quarto lugar. Já o rompimento estadual entre sua LEGENDA e a do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se deve ao fato que seu grupo optou pelo nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para disputar o governo do Estado. Lideranças do PDT, como os seus irmãos, Cid e Ivo Gomes, discordaram do posicionamento, dado que Izolda, em suas palavras, era quem deveria ser candidata a reeleição.

Izolda pediu desfiliação e apoiou Elmano de Freitas (PT), que acabou levando a vitória no primeiro turno. Antes disso, Camilo Santana (PT) rompeu com o partido dos Ferreira Gomes justamente para colocar o nome de Elmano na disputa. Segundo Ciro, Camilo tomou tal atitude como moeda de troca ao governo Lula, que iria, posteriormente, lhe oferecer um ministério. Camilo negou todas as acusações vinda de Ciro que, deixou claro, que o rompimento foi uma facada de “difícil cicatrização” por parte dos petistas. Nesse momento, passado as eleições, os partidos voltam a dialogar.

“Nós sempre temos a preocupação de ouvir a opinião do Ciro, que sempre são bem recebidas. Ele tem evitado participar formalmente de eventos políticos, mas sempre está se manifestando e orientando nos encaminhamentos”, explicou Figueiredo. 

Na semana passada, para fortalecer a reestruturação da aliança, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o deputado Figueiredo, líder do partido na Câmara dos Deputados, tiveram uma reunião com o presidente eleito Lula (PT), em Brasília. Questionado sobre o encontro, Figueiredo apontou que foi apenas “uma conversa inicial”.

“O presidente manifestou um desejo de contar conosco do PDT e, obviamente, deixamos claro que o nosso apoio no segundo turno contra Bolsonaro (PL) independia de qualquer cargo no futuro”, explicou o cearense.

“Entretanto, anunciamos também, de forma pragmática, que estamos prontos para ajudar. E Lula reconheceu isso, visto que adotou algumas propostas programadas por Ciro em seu plano de governo”, disse. “Ele sabe que pode contar com a gente. Vamos discutir como e quando que ele irá precisar”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário