Contato

Elmano divulga terceira leva de nomes para o secretariado

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) anunciou, na noite desta quinta-feira (29), mais seis nomes para o secretariado que vai começar a atuar ano que vem na gestão estadual. Trata-se da terceira leva de secretários divulgados, a apenas três dias da data da posse do novo governo. Até o momento, foram 17 nomes anunciados, o que significa que deve-se esperar pelo menos mais um anúncio até o dia 1º.
Para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), foi escalado o deputado estadual Salmito Filho (PDT), que já presidiu três vezes a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e também já atuou como secretário do Turismo de Fortaleza em 2013 e 2014, na gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT). O futuro secretário é ainda professor e cientista social formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com mestrado concluído e doutorado em andamento em Políticas Públicas pela mesma instituição.
A presença de pedetistas no governo se dá em meio a uma reaproximação entre PT e PDT, após o racha ocorrido em julho deste ano a nível estadual. O PDT decidiu, na última semana, aderir à base do governo Elmano, o que era almejado pelo governador eleito já desde o fim da disputa eleitoral – na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde Salmito hoje atua, os pedetistas terão a maior bancada na legislatura que se inicia no ano que vem, de modo que o apoio da legenda é considerado essencial para a governabilidade.
Elmano divulgou ainda a própria vice, Jade Romero (MDB), para assumir a Secretaria das Mulheres. Jade ganhou a indicação do MDB para a candidatura a vice em meio à busca, durante o período das convenções partidárias, de um nome feminino para representar a legenda na chapa, e acabou sendo a única candidata (cabeça de chapa ou vice) a disputar a eleição a governador do Ceará este ano. Ela já atuou como secretária-executiva do Esporte na gestão de Camilo Santana (PT).
Para a Secretaria do Turismo (Setur), foi indicada Yrwana Albuquerque, que é hoje secretária municipal de Turismo e Cultura de Caucaia. Ela tem formação e pós-graduação em Turismo e já atuou como gerente e assessora em diversas diretorias da Setur.
Na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), atuará o deputado estadual Moisés Braz (PT), que acaba de ser eleito para seu terceiro mandato seguido. Ele é trabalhador rural que iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB). Também já foi secretário de finanças e presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece).
Por sua vez, Vilma Freire foi indicada para a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Ela coordenou a implantação do PPA Participativo do Estado do Ceará, de 2007 a 2010, e é a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), cargo que ocupa desde 2019. É também a única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, até maio de 2022.
Na Secretaria do Trabalho estará Vladyson Viana (PT), que hoje é presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). No cenário político, se candidatou a vice-prefeito de Fortaleza na chapa de Luizianne Lins (PT) no pleito de 2020. Atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do Projovem Campo e Urbano. Na esfera federal, foi chefe de gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa no Ministério da Saúde e Diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para a Secretaria dos Povos Indígenas foi indicada Juliana Alves, que é Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e professora indígena. Ela tem licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já foi diretora na Escola Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé e é cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreira da Ancestralidade (Anmiga).
Na Secretaria da Igualdade Racial, quem comandará é Zelma Madeira, que já coordenou a política de igualdade racial no estado de 2015 a 2020, quando assumiu a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará. Ela é professora da Uece e tem mestrado e doutorado pela UFC.
Na Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), estará Aloísio Carvalho, que já foi secretário de Finanças de Fortaleza, secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria do Esporte. Em 2019 assumiu como secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado.
Na Secretaria do Esporte, o responsável será Rogério Pinheiro, que já é hoje secretário de Esporte e Juventude. Ele também já atuou na Secretaria da Segurança Pública do Estado e já foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Na Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), atuará o hoje deputado federal Robério Monteiro (PDT), que também já atuou como deputado estadual entre 2015 e 2018 e como prefeito de Itarema entre 2005 e 2012. Já foi assessor para Assuntos Federativos do Governo do Estado do Ceará.
Por fim, comandando a Secretaria das Cidades estará o hoje deputado estadual Zezinho Albuquerque (PP), que já desempenhou o cargo durante o segundo mandato de Camilo. No último pleito, ele foi eleito para seu nono mandato na Assembleia Legislativa, já tendo também exercido como presidente da casa duas vezes.
Anteriores
Até ontem, Elmano havia anunciado 11 nomes. Ele indicou que Mauro Albuquerque vai permanecer no governo, comandando a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o que também é o caso de Onélia Santana – esposa de Camilo –, que continuará à frente da Secretaria de Proteção Social (SPS). A atual titular da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Eliana Estrela, também continua no cargo.
Para a Secretaria da Fazenda (Sefaz), foi indicado Fabrízio Gomes, enquanto Sandra Machado vai comandar a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag) e Adelita Monteiro (Psol) será titular da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará (Sejuv). Luísa Cela, filha da atual governadora Izolda, comandará a Secretaria Estadual da Cultura (Secult), enquanto Samuel Elânio será titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Tânia Mara Coelho chefiará a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Rafael Machado Moraes ficará à frente da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Rodrigo Bona Carneiro foi escolhido para comandar a Controladoria-Geral da Disciplina (CGG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário