Contato

Coluna do macário batista para o dia 03 de janeiro de 2023

 


Três em um
Diz que, pra acomodar parceiro político é coisa de divindade. Ou o distribuidor de cargos tem uma equipe muito boa pra ajudar na tarefa, ou é um super-dotado na arte. E há casos,engraçados. Há vivos e mortos, alguns até hilários. Virgílio Távora trabalhou feito um maluco na campanha de Jânio Quadros. Eleito, não se sabe se em nome de VT que era discreto e cauteloso, perguntaram a Jânio: E o coronel Virgílio Távora, vai pra qual ministério? - Não vai, respondeu Jânio secamente.Se na campanha mandava em todos e em mim, uma vez Ministro tomará o Brasil. A outra vem de Minas e é muito velha. O aliado perguntou a Benedito Valadares, eleito governador: Doutor Benedito, eu vou pra qual cargo? O que vou dizer pro meu povo? - Diga que convidei você e você não aceitou, disse Valadares dando os trâmites por findos. Pois aqui, entre esta e o fim da semana passada, havia a dúvida quanto ao acolhimento de Nelson Martins em posto federal. - O BNB ficou complicado, disse ele para este colunista. Depois de receber a Educação por porteira fechada, dificil um cargo nesse nivel para o Ceará. Mas aí entra a engenharia da acomodação.Sem poder prescindir do concurso de Nelson Martins, camarada petista-raiz, Elmano de Freitas fez de um limão uma limonada e uma torta. Pegou o que seria a secretaria onde Nelson estava e rachou em um cargo para Catanho, que fará política com deputados, Nelson Martins que fará política de aproximação com o empresariado e um terceiro,que vai tratar da relação do Governo com os prefeitos. Este o chefe Max, que vai cuidar de tudo.
A frase: “...saúde, paciência e a luz do discernimento”. “Além disso, também te desejo a alegria de servir ao povo cearense”. De Izolda Cela para Elmano na passagem de governo.
O momento cearense (Nota da foto)
Camilo Santana foi tratado com intimidade pelo presidente Lula. Ao ser anunciado para a posse no Ministério da Educação, recebeu um toque no peito e um abraço. É que Lula destacou muito a educação nos seus discursos. Camilo é Ministro, Izolda a operadora. Assim o vejo.
Afinidades
De Lula da Silva, com dirigentes e políticos mundiais, na hora de sua posse, ficou claro quem é amigo, parceiro e "companheiro". Marcelão, presidente de Portugal é deles.
Afinidades II
Outro querido n coração de Lula e vice-versa, é Pepe Mujica. Sei das relações dos dois, mesmo quando Pepe, sem ainda ser presidente, era refugiado político no seu país.
Sempre atento
Quem era especialmente feliz com a posse de Elmano, na Assembleia do Estado, era uma dupla que por anos funcionou na Casa; Marcos Cals, que foi Presidente e Valdomiro Távora, o Júnior, do TCE.
Antes do jantar de Lula
Lula ofereceu jantar às autoridades e convidados. A maratona de eventos precisava ter uns instantes de luxúria, gastronomica claro. Aí, a Janja mandou caprichar no tira gosto de um drink de vodka servido a todos.
Então tinha...
Canapés: Saladinha de bacalhau com rúcula e manga, Mini ratatouille na barquete de espinafre, Torradas com creme de queijo ao lemon pepper e camarão, Crispy de carne de sol nas natas sobre torradinha...
E mais...
Queijo coalho com banana assada e melaço de cana, Coxinha de pato com molho de laranja, Bolinha de queijo, Pastel de carne seca acebolada, Bolinho de bacalhau, Croquete de carne com mostarda escura...
E ainda...
Cestinhas recheadas com bobó de camarão, Tapioca com queijo Canastra, Caldinho de feijão. E alguns pratos bem nossos: Polenta com ragu de rabada e agrião, Frango ao molho de coco...
Agora de lamber os beiços...
Moqueca de robalo com farofa de castanha do Pará, Macarrão gravatinha ao molho de tomate com maxixe salteado, abobrinha e ora pro nóbis...Veja que tinha prato da culinária de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário