Contato

Coluna do macário batista para o dia 09 de janeiro de 2023


“Bolsonaro foi um acidente na história”
 Bolsonaro foi um “acidente na história do país”. “Ele se elegeu sem ter a menor noção do que são, o que fazem e como funcionam as instituições de Estado. Não tinha preparo para exercer as três funções do presidente da República: chefe de Estado, chefe de governo e líder da nação”, avalia. Toninho considera que o comportamento adotado por Bolsonaro após a derrota eleitoral mostrou que ele não continuará a liderar o movimento criado a partir de seu próprio nome. “O bolsonarismo, entendido como movimento extremamente reacionário, conservador, deve continuar mas com nova liderança. Mas não creio que outro candidato tenha o nível de adesão que teve Bolsonaro, um negócio surpreendente porque havia um sentimento muito forte antipetista, a luta do bem contra o mal e se envolveu muito religião nisso”, ressalta. Segundo ele, novas lideranças de direita vão ter perfil diferente de Bolsonaro. “Pessoas que se envolveram nesse processo, montando acampamento, tomando chuva, adoecendo, viram que isso não leva a nada. Foram usadas como massa de manobra”, observa. “Estão se apresentando como verdadeiros tolos, bobos. Certamente será uma direita mais qualificada embora sem essa capacidade de mobilização que teve Bolsonaro.” A opinião é do Antonio Augusto de Queiroz, jornalista que acompanha em Brasilia subidas e descidas no universo político

A frase: “Quando o governo é fraco, o Parlamento avança fortemente sobre o orçamento público. Basta recuperar os últimos anos. As emendas individuais passaram a ser impositivas no segundo mandato de Dilma, que era uma presidente fraca. A emenda coletiva passou a ser impositiva no governo Temer e foi criada a emenda de relator, a RP-9, conhecida como orçamento secreto no governo Bolsonaro”. Um observador da cena.

 

Fim do prazo (Nota da foto)
Quem não compareceu (por obrigação) às urnas no segundo turno das Eleições 2022 no dia 30 de outubro de 2022 e nem justificou a ausência no dia do pleito têm até hoje, 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa, segundo o artigo 7º da Lei nº 6.091/1974.


Bilhete do Fabrício
Advogado,jornalista,escritor,memorialista e amante da terra dele,Fabrício Moreira manda do Icó? -Aqui, a gente só lembra que é ano novo (2023) após o dia 6 de janeiro. Ultimo dia dos eventos religiosos do Senhor do Bonfim.

As idéias de Dona Lu
Primeira Dama da vice Presidência, dona Lu Alkimin, anda com umas idéias novas na cabeça. Talvez até vendo  a desenvoltura de Janja,quer montar um movimento nacional de primeiras damas pelo social. Boa briga.

Começou foi cedo
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo não estuda nenhuma proposta para alterar a reforma da Previdência, desautorizando seu colega Carlos Lupi, que na terça feira na semana passada assumiu o Ministério da Previdência.

Quem manda é o chefe
Ele defendeu a revisão das mudanças aprovadas em 2019, que chamou de anti reforma.O Ministro da Casa Civil, Rui Costa afirmou que Lula é quem deve bater o martelo. Ele disse ainda que neste momento não tem nada sendo elaborado.

Denúncia velha
Esta coluna diz, faz mais de 90 dias que o governo federal cortou o dinheiro pra pagar carro pipa que botava água pra cidades miseráveis de abastecimento no Ceará e no Nordeste.O Exército,responsável pela distribuição, sofre por desestímulo e pela interrupção da missão.

Agora...
A Operação Carro-Pipa continua com problemas no Ceará e cerca de 18 municípios continuam sem os serviços de abastecimento de água. Ao todo, 29 cidades devem receber os caminhões carro-pipa, mas em parte delas o serviço está parado devido ao atraso no pagamento dos pipeiros.

Quem disse sabe o que diz
A informação foi divulgada pelo representante do Sindicato dos Pipeiros, Eduardo Aragão. Segundo ele, os caminhões das regiões dos Inhamuns, Crateús e parte do Centro-Sul continuam parados por falta de repasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário