A importância da educação no Ceará
Para chegar ao País inteiro, Lula chamou Camilo, que chamou Izolda,que chamou Pacobayhba, que chamou...esse é o sentimento da imprensa nacional que reconhece no Ceará, um berço onde a cada dia renasce a educação básica, aquela que ensina a ler, entender e tocar adiante. Veja o que a Veja diz sobre o assunto esta semana: "Camilo nomeia quadros técnicos para MEC e consolida modelo do Ceará-Ministro reafirma que prioridade será cuidar da alfabetização na idade certa"(Por Ricardo Ferraz)
- O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), anunciou, na semana, o6, a equipe que irá compor as secretarias do MEC nos próximos quatro anos. O time, essencialmente técnico, conta com nomes de confiança de Santana em áreas chave para colocar em prática o principal objetivo da pasta no período pós pandemia: acabar com a distorção idade série e alfabetizar as crianças até os sete anos. “Só um terço das crianças brasileiras aprendem a ler e a escrever na idade certa”, disse o ministro, ressaltando mais uma vez o que já havia apontado em seu discurso de posse. A medida é vista como um primeiro passo essencial para melhorar os indicadores da educação no país. Foi a partir dessa mudança que o estado do Ceará conseguiu sair do décimo oitavo lugar no Ideb (Índice de Educação Básica), em 2005, para o topo do ranking, atualmente, no Ensino Fundamental.Entre os indicados, três são do estado do Ceará e já trabalharam com Santana anteriormente. Eles estarão à frente de algumas das áreas mais sensíveis para a implementação das políticas públicas da pasta. A Secretaria de Articulação de Sistemas de Ensino, que tem como responsabilidade atuar junto aos estados e municípios, ficará a cargo de Maurício Holanda Maia, ex-secretário de Educação da cidade A Secretaria de Articulação de Sistemas de Ensino, que tem como responsabilidade atuar junto aos estados e municípios, ficará a cargo de Maurício Holanda Maia, ex-secretário de Educação da cidade de Sobral e do estado do Ceará. O município é um dos principais exemplos de sucesso na educação. O modelo de gestão implementado no estado prevê uma proximidade muito grande entre os entes federativos, uma tarefa que agora ganha dimensão nacional, com o desafio de lidar com contextos políticos e regionais muito diferentes.
A frase: “O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará repudia, com veemência, os atos de violência e de intolerância política, praticados neste domingo contra os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, pilares da nossa democracia. Nos unimos à maioria dos brasileiros, reiterando a importância do respeito à ordem, à Constituição e à vontade soberana da população, manifestada em eleições pacíficas. Que os atos criminosos sejam devidamente apurados, com a exemplar punição dos responsáveis”. Nailde Pinheiro,presidente do Tribunal de Justiça do Ceará.
Foto: Reprodução/Instagram.
Basculho retirado (Nota da foto)
A Prefeitura de Fortaleza varreu, lavou e jogou na muxinga o lixo acumulado pelo acampamento bolsonarista no centro de Fortaleza. O basculho era uma lixeira com enorme mau cheiro de fezes e urina, a que se misturavam restos de comida, contabilizaram os que desarmaram a cena.
Desculpa de jacu
Ibaneis,governador do Distrito Federal foi às redes pedir desculpas a Lula por ficar de braços cruzados nas invasões de domingo. O texto é claro; ele defendia o lugar dele, mas Xandão mandou ele pra casa.
Eleição em Palhano
Em Palhano, haverá eleição suplementar em fevereiro. PDT e PT estão juntos. O prefeito é José do Lalá (PT) e a vice Joelma Xavier (PDT). Os adversários são o Batista e a vice o Bié, ambos do (PSD), que ja foram governo.
Desoneração não vale no Ceará
O deputado federal Célio Studart (PSD) apresentou ao Decon-CE, pedido de fiscalização nos postos de combustíveis do Ceará. O objetivo é apurar eventual prática de preços abusivos. A desoneração não adiantou pro Ceará. Os postos mandam e acabou.
Combate à fome
A primeira dama do Ceará, Lia Freitas, vai mobilizar o poder público e a sociedade para chegar as pessoas que não estão se alimentando. O presidente Lula defende a três refeições dia. Café da manhã, almoço e jantar. Elmano pretende atingir essa meta.É o combate à fome.

Nenhum comentário:
Postar um comentário