MPF acompanha desmonte de manifestações antidemocráticas no Ceará
Órgão atua para garantir cumprimento de decisão do STF para a dissolução de acampamentos no entorno de quartéis
As unidades do Ministério Público Federal (MPF) vêm atuando de forma conjunta com as forças de segurança de modo a evitar que atos de vandalismo, semelhantes aos que aconteceram em Brasília (DF), no domingo, 8 de janeiro, ocorram em outras partes do país. No Ceará, durante esta segunda-feira, 9 de janeiro, membros da instituição acompanham as medidas adotadas por órgãos de segurança pública para desmontar manifestações antidemocráticas.
Procuradores da República estiveram presentes no Centro de Fortaleza, durante a manhã de hoje, para verificar o andamento da desmobilização de manifestação nos arredores da 10ª Região Militar do Exército. A dissolução de acampamentos no entorno de quartéis foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ser executada pelas polícias estaduais no prazo de 24 horas.
O MPF vem também mantendo contato regular com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com o Ministério Público do Ceará (MPCE), com a Polícia Federal (PF) e outros órgãos para acompanhar as atividades de combate às manifestações que ameaçam a Democracia no país.
No domingo, após a invasão por manifestantes das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em Brasília, o procurador-geral da República, Augusto Aras, realizou reunião extraordinária com a Comissão Permanente de Atuação Coordenada para a Prevenção e Resolução de Crises e Conflitos (Cpac) do Ministério Público Federal (MPF) para acompanhar os desdobramentos de protestos violentos, avaliar e discutir providências capazes de identificar e punir os responsáveis pelos atos de caráter antidemocrático. Em seguida, foi enviado ofício circular aos procuradores-chefes das unidades do MPF no Brasil, com orientações para que eles atuem de forma conjunta com as forças de segurança de modo a evitar que os atos de vandalismo ocorram em outras partes do país.
Foto OPovo

Nenhum comentário:
Postar um comentário