Contato

O dia

 


João Carlos Neto, meu tio por afinidade, casado com minha Tia Joselina, irmã de minha mãe Maria Ferreira da Ponte, ambas filhas de Mãe Vovó Petronilha, A Racista, era o mais lido colecionador de livros de autores cearenses com uma biblioteca de milhares de titulos, repito, todos lidos e até comentados nas páginas e orelhas. Dono de um humor de poucos risos, mas muito inteligente, João Carlos, telegrafista dos Correios e até gerente em agências importantes, era um fazedor de histórias que nos contava quando a gente era tudo menino. Ele dizia que no Sìtio da família, lá na serra da Meruoca, tinha uma mangueira tão velha, mas tão velha, que esqueceu que era mangueira e começou a dar seriguela, às vezes banana e até caju, vai ver, dizia, por conta da vizinhança com outro velho, um cajueiro que andou dando umas carambolas e até cajá-umbu. Pois bem, de tanto contar causos e nos incentivar à leitura, João Carlos foi vítima de suas próprias conversas. Contava dona Ceci, irmã dele, mãe do Gurgel, que um dia João vinha num caminhão, da serra do Baturité pra Fortaleza quando o carro furou um pneu. Desceu todo mundo do "coletivo" que misturava gente e carga. Nisso viram um menino olhando o chão e com uma varinha bulia na areia. Como se procurasse algo. Abordado sobre o que procurava, respondeu que procurava um canivete de ouro. As pessoas esqueceram o prego do caminhão e foram bulir no chão, todos procurando o canivete de ouro. Exaustos, sol amolecendo moleiras, foram ao menino que continuava sua busca lentamente. Escuta menino, e esse canivete de ouro? Como você soube disso? E João Carlos calmamente...Não ouvi.Apenas imaginei que alguém poderia ter perdido um canivete de ouro por aqui e tou procurando.
Foi uma vida rica como esta manhã. Aliás, antes da manhã...a biblioteca do João Carlos Neto foi doada para a Academia Cearense de Letras e tem lá um espaço especial guardando livros que li, como do Padre Verdeixa, o famoso Canoa Doida.
Tai a quinta, que agora vou pra feira comprar cajá e castanha de caju caramelizada, folha de jambu e pau de canela e ainda Canela de Velho pra passar nas juntas enrijecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário