Contato

Coluna do macário batista para o dia 24 de fevereiro de 2023



Estatísticas da covid para previnir, e remediar
A Secretaria de Saúde do Ceará recebeu a determinação do Ministério da Saúde de que a  partir de 3 de março, o Ministério divulgará semanalmente as estatísticas de casos e de mortes de covid-19, informou a pasta. O novo intervalo também vale para os estados e os municípios, que enviarão os números ao ministério uma vez por semana, as segundas ou terças-feiras. O ministério apresentará as estatísticas às terças. Em nota, o Ministério da Saúde justificou que a estratégia será adotada “para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos estados e dos ministérios”. Segundo a pasta, a medida foi pactuada na segunda reunião ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), com aval do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O Conass informou que, em 3 de março, completará mil dias que o órgão, composto pelos secretários estaduais de Saúde, atualizará as estatísticas de forma ininterrupta. A divulgação diária começou após o Ministério da Saúde tentar mudar a forma de contagem de casos no início da pandemia, no governo passado. Segundo o Ministério da Saúde, apenas o prazo de atualização aumentará. A população continuará a ter acesso aberto às bases de dados da covid-19 nos sistemas openDataSUS e LocalizaSUS, além das estatísticas divulgadas na página do ministério da internet. O novo cronograma, informou o comunicado, facilitará o trabalho dos estados mantendo o acesso aos dados de forma detalhada e otimizada.E diz mais o informe: De acordo com o diretor do Departamento de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, os profissionais continuam orientados a notificar os casos e os sintomas da forma mais rápida e oportuna possível. Os dados continuarão a ser inseridos o mais rápido possível nos sistemas. Apenas a compilação e a divulgação dos números passarão a ser semanais. Das 27 unidades da Federação, informou o Ministério da Saúde, apenas nove enviam números das estatísticas de covid-19 diariamente. As 18 restantes deixaram de atualizar os dados aos fins de semana, por falta de pessoal. Como resultado, as estatísticas registram flutuação ao longo da semana, com as estatísticas caindo aos fins de semana e registrando picos na terça e na quarta-feira. A discrepância, até agora, tem sido corrigida pelas médias móveis.

A frase: "Dos 9 contra, já já vão virar 6, os opositores ao governo de Elmano." Observação de velha raposa da política no quadro cearense da Assembleia Legislativa.

 
Chove que Deus dá (Nota da foto)
O  Cariri foi a região mais chuvosa neste carnaval de fevereiro, segundo balanço parcial a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). E continua "bonito" de chuva do Centro Sul pra lá.

Palmatória do mundo
Juiz suspende Portaria do MEC que estabelece novo piso para professores neste ano.A decisão foi provocada por ação proposta pelo município de Paranavaí (PR) contra o ato do MEC.

Umbigo do universo
A prefeitura sustenta que não houve a necessária regulamentação pelo Congresso Nacional acerca da Lei nº 14.113/20, que substituiu a norma anterior, de 2007, que tratava da matéria. Ora, ora,ora.

Resgate do João
O ex-deputado João Alfredo, do Psol, foi convidado por Elmano de Freitas, governador, para assumir o Idace, e aceitou. Ele é suplente de deputado federal e o Idace é o Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

Não acreditei até ouvir de novo
-Olá, a todos, todas e todes. FInalmente chegou a hora...Foi assim o inicio de um pronunciamento da Ministra da Saúde do Brasil, na cabeça do carnaval, com avisos e recomendações sobre as festas e tal. Juro. Tá gravado. "...todos, todas e todes...".

O PT no poder
- O PT terá candidatura própria em Fortaleza e em mais de 50 municípios do Ceará. A informação-comentário-aviso é do deputado federal José Guimarães, líder do partido na Câmara Federal. Ainda não se avaliou se por convicção,filiação ou oportunismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário