Contato

Coluna do macário batista para o dia 08 de março de 2023



O Dia é hoje
Desde que entendo a vida, como vida, ouço sobre empoderamento da mulher no Brasil. Desde muito cedo entendi o que seria esse tal de empoderamento e descobri que é quando a mulher toma a frente de seu tempo, faz seu destino, tem sua própria vida na sociedade machista, patriarcal e se transforma em algo que vai alem da dona de casa e passa a ser um ser vivente de várias atividades diárias, de dois, três, quatro, cinco expedientes. A mulher empoderada, muitas vezes explorada pela sociedade machista e assim mesmo ganhando menos ou até trabalhando de graça, começa sendo o ridículo "rainha do lar".Aí, por pura falta de respeito, é mandata "ralar a barriga no tanque de lavar roupa". Então, quase sempre, a par dessas atividades, já é "mãe", ora querendo ser "mãe", ora servindo a "seu senhor". Dar  de mamar, dar banho nas crianças, levar as crianças pra escola, olhar se o dever de casa foi feito e aí vira "professora" e bedel , em casa. Volta correndo pra fazer o almoço,quando não deixa feito, de madrugada, porque tem atividade extra "lar". Vai trabalhar na rua. Vendedora de caçada, de loja, de mercado. Advogada, médica, enfermeira, jornalista, porteira, motorista, radialista - Alô amiga dona de casa!!!". Serve o almoço, lava os ratos, bota as roupas das crianças sujas na escola no tanque ou, se tiver sorte, na máquina de lavar. A bancária ainda não terminou o expediente de seis horas. A comerciária está no expediente de oito horas. A revisora está agarrada neste texto para o jornal não sair amanhã com os erros que redatores, repórter e afins, cometem na correria pra entregar o serviço ao patrão. Cansada, realizada e sem saber sequer do seu valor, da sua importância na sociedade, a "empoderada", levar um bastidor, aperta um pano e vai bordar um pano de prato pra dar de presente a uma amiga que amanhã vai aniversariar, ou costurar um vestidinho...É essa a mulher de hoje? A imponderada? Tá bestando? Conheço isso lá de casa desde que...isso eu já disse. E vivam todas elas. As que amei, as que amo, as que amarei até que a "indesejada", que também trabalha no feminino e não descansa, venha buscar o que ficou de vir.

A frase: "Não há chance de volta do imposto sindical". Centrais sindicais em audiência na OAB São Paulo, em plenária sobre reforma.

 Homenagens (Nota da foto)
No Dia Internacional da Mulher, esta coluna quer reverenciar cada uma. Mulheres que soltaram as amarras e navegam nas águas da política, defendendo pautas que não são só delas, mas das comunidades pelas quais se empenham e com as quais lutam pela vida de todos. São delas as novas conquistas para a humanidade e o último e definitivo grito de liberdade contra as opressões.Primeira Presidente Mulher da quase tricentenária Câmara de Vereadores de Sobral, nascida e vinda de um distrito distante da sede, Socorrinha Brasileiro,a mim representa.

Conversa franca
Diz que Elmano de Freitas, governador do Ceará encontrou como governador do Piaui, num evento em Brasilia. Conversa de gente grande, assegura quem ouviu.

Coisas maiores
Para quem escutou o  encontro dos dois, sem bisbilhotar, sobrou que falaram da Transnordestina, a ferrovia que, para Elmano e Rafael Fonteles, com raízes cearenses,é fundamental pro progresso dos dois Estados.

Dança do acasalamento
Alguém na imprensa: Wagner critica postura de Cid e diz que gestão de Sarto,não é tão ruim.Pra quem sabe ler, sabe que um pingo é letra. Já tem gente chamando de Samba d Aprooach.

Já outros...
Estão espalhando que tem gente que sempre flertou com o centro-direita, o que equivale a um "se achegue" do grupo que perdeu o governo com o grupo que faz é tempo que pedala pra chegar lá e na Prefeitura daqui. E, na maldade..."talvez leasing".

Nenhum comentário:

Postar um comentário