Na verdade, o debate é antigo.
Tá, o debate e antigo, mas chegou agora a grupo de cearenses que, preocupados, discutem variações de energia limpa, seja solar, eólica, das marés e agora, catando vento dentro d'água, lá nos confins do mar. Acompanhando uma das conversas, anotei isso aí. "O mar sempre foi uma fonte poderosa na Europa. A captação de energia das marés era um debate de muita intensidade. Até a Califórnia entrou no processo. Principalmente a captação por cima, nas ondas, até que evoluiu para a captação do fluxo interno. Tanto embaixo como no meio, no que requeria mais tecnologia. A alguns anos fui procurado por instituições Espanholas e os trouxe para iniciar esse processo com a turma do Labomar. Não foi para frente pelas dificuldades de financiamento. Na Espanha o debate foi intenso, não sei se ainda é! considerando os exíguos estudos sobre o efeito das pás em alto mar, seja para as aves ou mesmo as espécies marinhas. No Brasil passou batido o debate, pela total ignorâncina do MP e Estados sobre a questão- em se tratando de pás no solo- com caminhões subindo dunas, etc. Talvez Célio Fernandes que está aqui no grupo tenha mais dados econômicos e informações sobre vantagens e desvantagens. Não se trata de achismo ou expertise de Google. No Brasil o estudo é complicado, até porque geralmente feito pelos interessados a procura de financiamentos estatais nos bancos de fomento ou recursos diretos dos Estados. E apesar da quantidade de institutos, etc, muitos realizam estudos formais, sem profundidade. Felizmente temos hoje o instituto Escolhas, capitaneado pelo advogado cearense Sérgio Leitão, ex Greenpeace, com trabalhos para quase todos os ministérios brasileiros e outras empresas. Estes podem fazer apreciações de nível.Vantagens da energia gerada pelas marés: 1. Energia limpa e renovável - a energia das marés é uma fonte de energia limpa que não emite gases de efeito estufa nem poluentes atmosféricos.2. Fonte constante de energia - as marés são previsíveis e regulares, o que significa que a energia das marés pode ser produzida continuamente. 3. Potencial alto de geração de energia elétrica - a energia das marés tem um potencial muito alto em termos de geração de energia elétrica, podendo fornecer energia a grandes áreas. 4. Pouco impacto ambiental - a instalação de turbinas de maré não causa grande impacto ambiental às áreas costeiras e pode até beneficiar ecossistemas costeiros."
A frase: "Petrobras quer fazer uma Itaipu em energia eólica offshore". De um atento observador da cena.
Custo e desenvolvimento da tecnologia (Nota da foto)
Atualmente, a energia das marés é considerada uma das tecnologias mais caras de produção de energia renovável. No entanto, o seu custo tem diminuído gradualmente, à medida que as novas tecnologias são desenvolvidas e a produção aumenta. O Reino Unido é o país líder nessa tecnologia, com várias usinas de energia das marés em operação. Algumas empresas têm desenvolvido novas tecnologias, incluindo turbinas de maré menores e mais baratas, que podem ser implantadas em áreas costeiras remotas e fornecer energia a pequenas comunidades. Este jornal, nesta coluna, faz uns onze anos,quando Erasmo Pitombeira era presidente do Pecém e Luciano Arruda, diretor de relações institucionais, publicou reportagem sobre o assunto que agora, e só agora, vira tema em redes, encontros e debates .
Estamos fora
A TAP ampliou o número de voos da Europa pro Nordeste. Só ficou o Ceará de fora.
Bucadim
Governador Elmano diz que ganhou duplicação de trechos de rodovias e pediu pelo aeroporto abandonado de Quixadá, em Brasilia.
Alias...
Quando o dr.Elmano de Freitas postou a visita dele,a ministros em Brasilia, um sobralense disse: Tem que fazer um trem bala pra Sobral.
Por sinal...
Ninguém até agora falou no aeroporto,que seria importantíssimo,no Icó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário