Coluna do macário batista para o dia 21 de março de 2023


Quem já viu banqueiro perder?
Já há uma proposta dentro do governo para solucionar a crise que se materializou com a redução do juros do consignado aos aposentados. A solução pode ser o Conselho Nacional de Previdência Social , o mesmo que decidiu pela redução da taxa máxima de juros em consignados para aposentados, suspender a decisão para negociar novas taxas. Haverá uma reunião nesta segunda para discutir o tema. A partir da suspensão, Casa Civil, Ministério da Fazenda e bancos públicos e privados vão poder discutir novos valores. O problema foi criado com uma decisão do Conselho a partir da proposta do ministro da Previdência, Carlos Lupi, sem nem mesmo consultar o Palácio do Planalto, conforme dizem assessores de Lula. Só que a decisão causou uma dificuldade política, já que uma volta dos juros mais altos soaria como uma ordem do presidente Lula para aumentar a taxa de juros cobrada de aposentados. Justo Lula, que tem sido muito incisivo em reclamar das taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central. Participantes da reunião que decidiu pela queda dos juros maximos para 1,7%, afirmam que foram apresentados dados detalhando os custos das instituições financeiras nestas linhas de crédito. E até Caixa Econômica Federal em Banco do Brasil alertaram que não poderiam manter linhas neste patamar. Agora, a discussão dos juros praticados no consignado para aposentados precisa vir acompanhada de outra: a que melhora a proteção dos aposentados na abordagem de quem oferece crédito sem explicar as consequências. Um dado estarrecedor é que quase metade dos aposentados hoje estão negativados. O governo pode aproveitar e ampliar bastante a conversa.

A frase: "O errado não somos nós, somos ele". Do deputado Luiz Lima do PL do Rio de Janeiro, criticando o Ministro da Justiça, prof.Dino e esbarrando na gramática.

Camilo quer recompor o FNE (Nota da foto)
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), assinou portaria para recompor o FNE (Fórum Nacional de Educação). Segundo o ministro, a medida reintegrará “entidades e movimentos populares ao importante debate sobre o futuro da educação”. “Também assinei portaria incluindo o FNE na coordenação do processo de consulta e avaliação do ensino médio brasileiro, um tema que pede amplo diálogo”, disse o ministro em seu perfil no Twitter.

Ficou difícil entender
As redes sociais estão intrigadas com um discurso "correto" quanto â Petrobras enquanto assina PEC que tira o poder do TRT de combater trabalho escravo. O discurso foi do deputado Mauro Benevides Filho.

Sobralensismo
Sobrou pros cultores das árvores genealógicas o nome do Tenente Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo,novo presidente do STM-Superior Tribunal Militar. O homem é dos Gomes Parente,de Sobral.

Exercendo o mandato
O prefeito em exercício Élcio Batista sancionou o Projeto de Lei nº 0440/2022, que Institui a Gestão para Resultados como modelo de gestão do Poder Executivo Municipal.

Sarto está na Inglaterra
A lei busca ampliar o desempenho geral da administração, tendo em vista
a eficiência na aplicação de recursos públicos, eficácia na entrega de serviços e efetividade na estratégia governamental.O titular viajou.

Quem pergunta quer saber
O governo do presidente Lula da Silva é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros, segundo pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo neste domingo, 19. Para 24%, o governo é ruim ou péssimo.

Comparando
A avaliação do início do terceiro mandato de Lula é melhor do que a de Bolsonaro. Em março de 2019, Bolsonaro tinha a favor 34% da população, sete pontos  a menos do que Lula e 24% reprovavam.

Nós na fita
A pesquisa mostra que o Nordeste, única região onde Lula foi o mais votado no segundo turno contra Bolsonaro, é o lugar em que o petista tem seu maior porcentual de aprovação: 53% de ótimo ou bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário