Coluna do macário batista para o dia 22 de março de 2023


Por uma pesca com mais prestígio político
É preciso melhorar o sistema de cadastro dos trabalhadores do setor para assegurar e ampliar acesso aos direitos sociais, diz o deputado federal Raimundo Costa, neto e filho de pescador. Ele mesmo pescador, que luta pelos direitos de profissionais como os que trabalham na linha do Mucuripe e, principalmente, nas águas do Nordeste. Sua opinião é um facho de luz sobre a vida dessa gente. "Minha origem na política vem da pesca artesanal, minha história é na pesca. Sou neto e filho de pescador, e sou pescador. Assumi meu mandato como deputado federal defendendo a pesca artesanal. Tenho muito orgulho de estar no Congresso Nacional desde o mandato passado, sendo eleito pela 1ª vez em 2018 com 95% dos votos dos pescadores artesanais. Quando cheguei a Brasília, encontrei uma pesca desacreditada. A pesca teve ministério, perdeu ministério e chegou a ter Secretaria Nacional, onde nos Estados tínhamos só uma divisão. Perdemos superintendências, perdemos coordenação e passamos a ser divisão de uma superintendência.Se a pesca não faz parte do Orçamento, não tem investimento e não tem políticas públicas. O meu desafio sempre foi fazer com que o governo entendesse a importância do retorno e prestígio político a uma classe que cria emprego, renda e produz o melhor alimento que a sociedade pode consumir. O setor precisa receber um olhar diferente. O atual governo estabeleceu uma linha política na pesca. O fato de ter o Ministério da Pesca já nos dá um farol indicativo, no qual podemos agora discutir espaço público, no sentido de investimento do Orçamento. Os direitos sociais devem ser garantidos, como o como o seguro defeso, que entendo como necessário, pois é preciso proteger a espécie que está em momento de reprodução e não se pode esquecer que o pescador precisa se manter. Com o governo anterior, os trabalhadores do setor conseguiram fazer o recadastramento. Porém, o sistema tem inúmeros problemas de ordem técnica e não mostra a realidade. Não podemos ter o recadastramento de 1 milhão de pessoas que leve de 2 a 3 anos. É preciso que isso ocorra em 6 meses e a tecnologia hoje permite isso. Alguns pontos serão cruciais do ponto de vista dos programas governamentais, a exemplo de um programa de renovação da frota pesqueira, a reestruturação do programa de subvenção do óleo diesel que, diga-se de passagem, corresponde a 40%, senão 50% do custo de produção, ter um programa de governo que incentive o consumo de pescados, pois temos um consumo per capta de só 9kg/ano. Temos muito no que trabalhar e isso é o que me move. Nós temos uma luta. A pesca e aquicultura hoje são 2 dos grandes do mundo do agronegócio, mas precisamos aprender a aplicar conhecimento, tecnologia e investimento. Com a força do Congresso e a boa disposição do governo, vamos avançar muito nesse setor que cresce em média 20% todos os anos."

A frase: "Dinheiro não é tudo, mas é 100%". Nosso Falcão, O Bardo

Vendendo do Ceará em Paris (Nota da foto)
Na semana que passou, em Paris, na França, cerca de 30 mil pessoas visitaram o Salon Mondial du Tourisme 2023, evento que a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) participou.Quem sabe agora a Air France aumente as frequências de voos entre Paris e Fortaleza. Considerado um dos mais importantes do mundo, o objetivo do encontro foi contribuir para a volta do turismo internacional ao patamar pré-pandemia.

Nunca duvidei
Zé Guimarães teve um encontro com parceiros,lá dele, em Maranguape no começo da semana. Lá pras tantas, fala vai, fala vem e Guimarães abriu o verbo e o verbo se fez campanha; o PT vem com toda a força disputar a Prefeitura de Fortaleza ano que vem.Eu sabia.Já se arrumam.

Aliás...
Desconfiar é um dos pilares do jornalista pra chegar o mais perto possivel da notícia. Ninguém é doido pra não entender que está no ar,ora discretamente, ora jogo jogado, o nome da senadora Augusta Brito, nome que por sinal já rivaliza com Luiziane Lins e Jade Romero.

Combinar com os "russos"
Guimarães fala do alto de sua liderança do PT na Câmara, com Lulalá e Cia. Não deve ter esquecido, ou não quis falar que do outro lado estão o Prefeito Zé Sarto e Izolda Cela. Afora uns e outros que adoram botar o nome no jogo. Agora, da direitona.

Na ponta do lápis
Até ontem, o Ceará estava com 24 açudes sangrando e outros 11 acima de 90% da capacidade.O Açude Castanhão, principal reservatório do Estado, está com 20,62% da capacidade, ou 1.382,139.000 bilhão de m3.

Na porta da Emcetur
Quem passa pela rua lateral à Emcetur, no centro de Fortaleza, quase à porta do novo Museu, 50 metros para a bonita estação Castro Carreiro,de trens, encontra grupos de usuários de crack,todos cachimbo à mão,abertamente. Eu ví.

Consulta de Camilo
Ministro da Educação, Camilo Santana (PT) determinou o início de uma consulta pública sobre o novo ensino médio, que estabelece a adoção de “itinerários formativos” em uma fração do tempo de aula correspondente a 40% - os outros 60% seriam dedicados a matemática e português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário