Planejamento desenvolvido pelos próprios moradores para a comunidade, Plano Popular da ZEIS Cais do Porto aponta diretrizes para ter o direito à moradia digna respeitado pelo poder público e a iniciativa privada
"Se a gente não se organizar e planejar nossas vidas, vem alguém de fora e vende qualquer ideia barata". Pedro Fernandes, residente do bairro Cais do Porto, define a importância de pensar Fortaleza com e para seus habitantes. Nesta terça-feira, 7 de março, moradores do território lançam o Plano Popular das ZEIS Cais do Porto, um planejamento urbano construído coletivamente como alternativa ao modelo vertical de pensar a cidade. O evento será realizado na EEFM Helenita Mota a partir das 18h30.
O bairro Cais do Porto, localizado na orla marítima da capital cearense, é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). Ao longo dos últimos dois anos, a Associação de Moradores do Titanzinho, a Comissão Titan, demais moradores do bairro e assessorias técnicas construíram um planejamento prevendo melhorias nas áreas de habitação, cultura, assistência social, saúde, educação, lazer; além de organização, reflexão, união e, portanto, democracia. O Plano Popular da ZEIS Cais do Porto informa o que os habitantes da localidade mais precisam para o desenvolvimento de um lugar digno para viver.
O Plano Popular da ZEIS Cais do Porto é ainda uma iniciativa da comunidade para denunciar a ausência de atuação correta dos governos municipal e estadual. O objetivo deste lançamento é apontar o que realmente demanda necessidade de investimento público em termos de obras e projetos que precisam ser executados com prioridade e monitorados pela população local. O documento aponta diretrizes para ter o direito à moradia digna respeitado pelo poder público e pela iniciativa privada, com melhorias habitacionais e garantia de permanência.
Construído de forma participativa e autogestionada, o Plano Popular da ZEIS Cais do Porto nasceu de assembleias populares e reuniões na comunidade; intercâmbios com outras experiências de planejamento popular e outras ZEIS; cinemas e rodas de conversa; levantamento de informações oficiais existentes sobre a comunidade; realização de entrevistas e aplicação de questionários realizados pelos moradores; mapeamentos colaborativos, enfim, de diversas ferramentas metodológicas. O processo foi, é e seguirá sendo plural.
Agora, a ZEIS Cais do Porto convida a imprensa, o poder público e a sociedade civil para conhecer essa experiência de pensar a Fortaleza que queremos. Na ocasião, o Plano será distribuído em sua versão impressa e divulgado também virtualmente.
Serviço:
Lançamento do Plano Popular da ZEIS Cais do Porto
Quando: terça-feira, 7 de março, às 18h30
Onde: R. Amancio Filomeno, 720 - Cais do Porto, Fortaleza
Contatos: Pedro Fernandes (85 98744-4832); Dudé (85 8622-0981)
Nenhum comentário:
Postar um comentário