Contato

Coluna do macario batista para o dia 26 de abril de 2023

 Chico Buarque dedica prémio a tantos autores "humilhados e ofendidos"

Devo registrar como a nata da imprensa de Portugal cuidou do Camões para Chico. "Na cerimônia, o autor brasileiro lembrou os anos de "estupidez e obscurantismo" por que passou o Brasil e lembrou que "a ameaça fascista persiste". Marcelo pediu desculpa "pela demora" na entrega. Lula garantiu que foi "corrigido um absurdo". O autor brasileiro Chico Buarque dedicou na segunda-feira o Prêmio Camões 2019 a "tantos autores humilhados e ofendidos" nos "anos de estupidez e obscurantismo", lembrando que "a ameaça fascista persiste no Brasil e um pouco por toda a parte". Chico Buarque recebeu, no Palácio Nacional de Queluz (Sintra), o diploma do Prémio Camões 2019, na presença dos chefes de Estado de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, de vários membros do governo e da diplomacia dos dois países, de dezenas de convidados, numa sessão acompanhada por uma extensa cobertura mediática de jornalistas portugueses e brasileiros. No discurso de agradecimento, emocionado, Chico Buarque lembrou o pai, o historiador Sérgio Buarque de Holanda, de quem disse ter herdado "alguns livros e o amor pela língua portuguesa", e que contribuiu para a sua formação política, de esquerda. Recuando ainda mais na árvore genealógica, o músico e escritor disse que tem nas veias "sangue do açoitado e do açoitador" e antepassados judeus sefarditas, pelos quais disse que "um dia talvez alcance o direito à cidadania portuguesa". "Já morei fora do Brasil e não pretendo repetir a experiência", disse, mas reconheceu que "tem uma porta entreaberta" em Portugal. Sobre o Prémio Camões, que lhe foi atribuído em 2019, mas só recebeu quatro anos depois, passada a administração do ex-presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro e uma pandemia, Chico Buarque dedicou o galardão "a tantos autores humilhados e ofendidos, nestes anos de estupidez e obscurantismo". Sobre a presidência de Jair Bolsonaro, Chico Buarque falou em "quatro anos de governo funesto que duraram uma eternidade, porque foi um tempo em que o tempo parecia andar para trás". E lembrou que "a ameaça fascista persiste no Brasil e um pouco por toda a parte". Na cerimônia, o presidente do júri do Premio Camões, o acadêmico Manuel Frias Martins, afirmou que o universo criativo de Chico Buarque "tem sempre uma espécie de reserva de energia para recordar mágoas e equívocos das relações humanas e contrariar a violência, a injustiça e o medo"."
A frase: "Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para a assinatura do nosso presidente Lula". Do senhor Chico Buarque de Holanda ao receber, quatro anos atrasado,o Prêmio Camões não assinado pelo último presidente do Brasil.
E assim se passaram quatro anos (Nota da foto)
"...a tantos autores humilhados e ofendidos, nestes anos de estupidez e obscurantismo". Um nobel em português da CPLP.
Manhã de trabalho
Antes desta cerimônia, ao fim da manhã, o Presidente do Brasil e o líder do executivo português visitaram em Alverca as Oficinas Gerais de Material Aeronáutico (OGMA).
No Porto
Sobre esta visita às OGMA, António Costa referiu que viajou do Porto, até Alverca, com o Presidente Lula da Silva, no primeiro KC-390 entregue pela Embraer à Força Aérea Portuguesa.
KC-390
"Esta aeronave é um exemplo do muito que podemos fazer em conjunto, um projeto extraordinário de parceria nas áreas de engenharia e inovação", referiu o primeiro-ministro português no Twitter.
Um tucanaço
António Costa procurou depois garantir que este trabalho "prosseguirá no desenvolvimento em Portugal do Embraer A-29N Super Tucano".
Portas abertas
"É uma nova porta que se abre à cooperação científica e tecnológica, que envolve várias empresas e contribui para a promoção do ramo aeronáutico", acrescentou.
A volta do voo
A Azul foi ao Governador do Estado,em audiência formal, pra anunciar que retoma os voos diários, suspensos, entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. Então tá.
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e o Salão Oval
Todas as reações:
Edmo Linhares, Chiquinho Peixoto e outras 2 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário