1° de Maio - Dia do Trabalho
Apesar de avanços na legislação, a inclusão profissional de pessoas com deficiência ainda é um desafio no Brasil. Dia 1° de maio é tradicionalmente uma data para debater os direitos dos trabalhadores. Afinal, o trabalho é um direito de todos. Apesar disso, muitas pessoas enfrentam barreiras e preconceitos na tentativa de conseguir uma oportunidade de emprego. Um público que historicamente sofre com essa questão são as pessoas com deficiência. Os números mostram que o Brasil ainda tem muito a evoluir: segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 e divulgada em agosto de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma a cada quatro pessoas com deficiência com 14 anos ou mais estão desocupadas -- o que representa mais do que o dobro dos desocupados sem deficiência. Quando se trata de deficiência intelectual, os números são ainda mais preocupantes. De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) - um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego anualmente às empresas - em 2019, as pessoas com deficiência ocupavam 1,09% das vagas de empregos formais. Em 2020, caiu para 1,07%. Em relação ao estoque de empregos por tipo de deficiência, os trabalhadores com deficiência intelectual ocupam o último lugar do público contratado (9,23%), antecedidos por aqueles com deficiência visual (16,68%), auditiva (17,89%) e física (44,46%). Desde 1991, existe no Brasil a Lei nº 8.213, conhecida como Lei de Cotas, que determina que toda empresa com 100 ou mais funcionários é obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com pessoas com deficiência. Recentemente, em março, o estado de São Paulo oficializou a Política Estadual de Trabalho com Apoio, buscando ampliar as condições e as oportunidades de empregabilidade para as pessoas com limitações permanentes ou duradouras. “A inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho ainda é um desafio marcado por barreiras e preconceitos. É claro que os avanços na legislação são importantes, mas é fundamental ter fiscalização. No caso da Lei de Cotas, apenas em 2001, aproximadamente 10 anos depois da criação da lei, iniciaram-se as fiscalizações e aplicações de multas. Para termos noção do impacto e da importância disso, tomando como referência o estado de São Paulo, que hoje concentra cerca de 30% da contratação profissional de pessoas com deficiência no país, em 2001, tínhamos 601 pessoas com deficiência trabalhando no estado. Já em 2020, a medição apontou para 156.227 mil pessoas com deficiência contratadas”, analisa Victor Martinez, supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do Instituto Jô Clemente (IJC).
A frase: "Como um jornal acha um foragido da polícia que dá até entrevista e os "homi" não? É só uma pergunta.
Como a PF não acha o cara? (Nota da foto)
Foragido por tentar explodir Aeroporto de Brasília diz que está abrigado em fazenda de empresário bolsonarista. Wellington Macedo, um dos três acusados de tentar explodir uma bomba perto do Aeroporto Internacional de Brasília em dezembro passado, está foragido há quatro meses e se refugia em uma fazenda de um empresário bolsonarista, segundo entrevista concedida à Folha de S. Paulo na terça-feira (25). Macedo, um blogueiro e influenciador bolsonarista, alega ser inocente e vítima de perseguição judicial. Ele ocupou um cargo no governo de Jair Bolsonaro (PL) como assessor da então ministra Damares Alves em 2019. Macedo foi preso em 2021 por incentivar atos antidemocráticos e foi acusado de dirigir o carro que transportou a bomba do acampamento bolsonarista até o aeroporto, juntamente com outros dois réus. Macedo é o único que ainda não foi preso."Eu não voltei mais em casa, fui para outra cidade. Estou numa fazenda de pessoas que conheci no acampamento. Estou bem isolado, estou longe", contou o foragido.
O depoimento
O ex-Presidente disse que tava sob efeito de droga pesada quando postou, por compartilhamento, a mensagem que fez a PF pedir para ouvi-lo. Quer dizer: doidão pode tudo e pronto? Foi tipo Chaves?"Sem querer querendo?"
Coluna do macário batista para o dia 28 de abril de 2023
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário