Contato

1o. de maio no Ceará

 


Prefeitura e Governo citam números na homenagem de 1º de maio

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), usaram uma rede social para destacar a importância de quem ajuda no crescimento da economia cearense e na construção de uma Capital melhor para todos. As manifestações ocorreram durante o Dia do Trabalho, comemorado nessa segunda-feira (1º).

“É dia de homenagear cada trabalhador e trabalhadora do nosso Ceará. Independentemente da área de atuação, são vocês que trabalham dia e noite para impulsionar a economia do estado, com muita força, coragem e dedicação”, disse o petista. Elmano também afirmou que “a construção de um Ceará mais forte e desenvolvido passa, necessariamente, pelas mãos dos trabalhadores e trabalhadoras”.

Publicação ontem no site do Governo diz que o Ceará é o primeiro colocado no Nordeste ao inserir 90 mil pessoas no mercado de trabalho nos últimos dois anos, por meio do Sistema Público de Emprego. “Com 68,32% de aproveitamento das vagas captadas, o Estado se destaca em primeiro lugar na região Nordeste e em segundo no país, com maior número de colocações através das ações de intermediação de mão de obra. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e contabilizam todas as colocações ocorridas de janeiro a dezembro de 2021 e 2022”, diz a reportagem.

Segundo o texto, o resultado foi conquistado com a “eficiência das políticas de geração de emprego e renda implementadas pela gestão estadual através, entre outros, da rede de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), cuja capilaridade contempla significativa parcela dos municípios cearenses. No mesmo período, 136,4 mil vagas de emprego foram captadas pelas unidades de atendimento”.

Além disso, conforme o Estado, as maiores ofertas de emprego no período foram do setor de serviços (50.263 solicitações). Em seguida, vieram indústria (38.950), comércio (26.779) e construção civil (6.788). “As ocupações com mais oportunidades de colocação foram alimentador de linha de produção, trabalhador polivalente da confecção de calçados e vendedor de comércio varejista”, cita a publicação.
Já Sarto, escreveu: “Neste Dia do Trabalho, agradeço a todos os trabalhadores e trabalhadoras que contribuem para fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver. Em Fortaleza, temos atuado para realizar ações de capacitação, incentivar o empreendedorismo, combater o desemprego e estimular ambiente de negócios favorável a novas oportunidades.”

O prefeito também disse que a Capital é a que mais gerou empregos no Norte/Nordeste em março de 2023, com saldo de 3,4 mil novos postos de trabalho. “Em 2022, a cidade bateu o recorde com a criação de 55.060 empresas. Somos a cidade que mais capacita no país. Já são mais de 38 mil beneficiados pelo programa Fortaleza Capacita e 5,1 mil pelo programa Fortaleza + Futuro”, ressaltou.

O pedetista citou ainda o Meu Bairro Empreendedor, que qualifica vias de diversos bairros para incentivar as economias locais. “Já contemplamos mais de 7.500 mulheres com o programa Nossas Guerreiras, que concede crédito orientado para investirem nos próprios negócios. Com esses e outros esforços, seguiremos comprometidos com uma Fortaleza cada vez mais desenvolvida e com muitas oportunidades”, defendeu o gestor municipal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário