Assembleia Itinerante vai reunir deputados amanhã em Icapui

 

Ações de saúde movimentam a tarde desta terça na Assembleia Itinerante em Icapuí

 - Foto: Junior Pio

As pessoas que visitaram, na tarde desta terça-feira (23/05), a Feira de Serviços montada na Praça Central Adauto Róseo, de Icapuí, tiveram a oportunidade de participar de oficina, atendimentos de saúde e vacinação. A Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece foi responsável pela discussão do tema “Saúde vocal para o professor”, oficina ministrada pelo fonoaudiólogo do setor, Henrique Martins.

O facilitador enfatizou que a voz é o principal instrumento de trabalho dos docentes e orientou sobre os cuidados com as cordas vocais, eventuais doenças da voz, os alimentos e bebidas que podem prejudicar a voz e ensinou exercícios vocais de aquecimento e relaxamento vocal voltados para o cotidiano dos profissionais. “O professor usa muito a voz durante um dia de trabalho. Então, é necessário ter esse tipo de orientação para evitar qualquer problema. Os professores aqui participaram bastante, com muita atenção, e fizemos alguns exercícios práticos para que eles possam ter uma atenção maior com sua voz”, informou. 

A pedagoga Ana Priscila Costa Freire, que acompanhou atentamente a palestra, conta que trabalhar em sala de aula é uma tarefa “árdua” e uma missão que requer muito da voz. Segundo ela, a oficina auxilia os profissionais presentes, principalmente sobre os cuidados vocais. “Com a presença de um profissional especializado, no caso, o fonoaudiólogo palestrante, conseguimos nos aprofundar ainda mais nesse assunto tão essencial para nosso trabalho e que é de suma importância”, pontuou.

VACINAÇÃO

Foto: Junior Pio

Há também no local um stand utilizado pela Secretaria de Saúde de Icapuí para imunizar a população com as vacinas bivalente (contra Covid), H1N1 (contra gripe) e febre amarela. De acordo com a enfermeira e coordenadora de Imunização de Icapuí, Lourdes Maria Barbosa Reis, todos os icapuienses estão aptos a serem vacinados nessa ação. Ela alerta que, mesmo já tendo passado o maior período crítico de pandemia de covid-19, é preciso prestar atenção para outras doenças, como a gripe e a febre amarela.

“Esse evento da Assembleia Itinerante foi muito oportuno, pois ainda estamos em campanha de vacinação contra a covid e influenza.  Com essa ação, agilizou para que a Secretaria de Saúde do município avançasse em atingir a nossa meta de vacinação da população local”, acrescentou.

O estudante de Icapuí Jalissom dos Santos Reis, 22 anos, disse que estava passando pelo Centro da cidade quando soube que, no local, estava acontecendo a vacinação. “Mesmo sem o cartão de vacinação, pude completar o meu ciclo de vacinas. Aproveitei e tomei as três vacinas de uma só vez: covid, gripe e febre amarela. Só espero não ter nenhuma reação”, sorriu ao falar.

Outra entidade que participa do evento em parceria com a Assembleia Itinerante é o Serviço Social da Indústria (Sesi), oferecendo atendimentos odontológicos, como profilaxia e aplicação de flúor, voltados para crianças e adultos. Além disso, no stand destinado ao serviço, há a medição de glicose e medição da pressão arterial.

Para o cirurgião dentista e coordenador do espaço do Sesi, Juan Carlos, a avaliação e procura dos serviços é bastante intensa e positiva. “É aconselhável a aplicação de flúor de seis em seis meses, por isso é muito importante ações que levam esse atendimento para o interior, onde há uma escassez maior na disponibilização desses serviço”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário