Contato

Coluna do Macário Batista em 09 de maio de 2023



Evento em parceria com União Europeia é encerrado com prospecção de novas cooperações
O evento "Economia Circular e Gestão de Resíduos: avançando para soluções mais sustentáveis para cidades e regiões” foi realizado em Fortaleza.Comitiva conheceu diversos projetos da Prefeitura de Fortaleza nos dois dias do evento. A comitiva de 13 cidades e duas regiões da União Europeia, América Latina e Estados Unidos visitou na sexta-feira o Centro de Recondicionamento Tecnológico (CRT Praia de Iracema), o Re-ciclo, o Microparque Seu Zefinha, na Barra do Ceará, e o Cuca Pici. Este foi o segundo e último dia do evento "Economia Circular e Gestão de Resíduos: avançando para soluções mais sustentáveis para cidades e regiões”, promovido pela União Europeia. De acordo com a assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira, o encontro rendeu negociações para novas cooperações. "A realização do evento regional do IURC foi importante não só para apresentar os nossos projetos, mas para apresentar Fortaleza, o nosso potencial e as possibilidades que temos. Recebemos 30 pessoas de países diferentes que estão vendo que Fortaleza é uma cidade inovadora, que tem potencial para investimento, e posso adiantar que já temos novos acordos de cooperação em prospecção", afirma. Segundo a representante da União Europeia, Stephanie Hotel, "esse encontro foi uma experiência muito positiva porque reuniu representantes da Europa e das Américas e porque Fortaleza prioriza essa agenda da economia circular e tem projetos muito inovadores".A delegação de 11 países ainda visitou o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova), o CRT Praia de Iracema, que recebe resíduos eletrônicos e recondiciona os equipamentos, além de promover aulas gratuitas de capacitação em parceria com o programa Juventude Digital; conheceu catadores e experimentou os triciclos elétricos do projeto Re-ciclo; e foi ao Microparque Seu Zequinha, na Barra do Ceará, que tem o conceito de parque naturalizado e transforma área degradadas da cidade em parques urbanos.

A frase; “Monarquistas querem um rei para o Brasil. Quem você elegeria para o trono?” Uma primeira rodada de pesquisa definiu;Já que não tem Pelé, Roberto Carlos que já é Rei.
grupo de pessoas posa para a foto

Uma experiência internacional (Nota da foto)
O evento faz parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional (IURC América Latina). Presentes em Fortaleza delegados de 13 cidades e duas regiões: Puerto Montt, Chile; Essen, Alemanha; Manaus, Brasil; São Paulo, Brasil; Piura, Peru; Málaga, Espanha; Hermosillo, México; Debrecen, Hungria; Barranquilla, Colômbia; Chihuahua, México; Fort Collins, Estados Unidos; San Diego, Estados Unidos; Rio de Janeiro, Brasil; além do Paraná, Brasil; e Silésia, Polônia.

Nem a pau, Lourival
Cid Gomes foi ao meio fio e disse não à especulação (não foi nossa) publicada ontem nesta coluna: -Não vou mudar de partido. Nunca pensei em mudar de partido.

Lula bateu de Londres
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou novamente,em Londres, o patamar da taxa Selic, os juros básicos da economia, que está em 13,75% ao ano no Brasil.

Campos Neto fiel ao indicador
Lula afirmou que não discute a autonomia do BC, mas questionou o compromisso do seu presidente, Roberto Campos Neto, com a lei que garantiu a autonomia da autarquia.

E o pau em nós
Lula, em entrevista, ainda em Londres, detonou sobre a prisão do jornalista que criou o tal do Wilikers, porque denunciou que os EUA estavam vigiando outros países. Conclamou a própria imprensa a um movimento “em defesa da liberdade de imprensa”. Indignado, disse que falaria com o Primeiro Ministro da Inglaterra sobre o jornalista e a prisão dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário