Contato

Coluna do Macário batista para o dia 17 de maio de 2023


É inédito, mas tudo tem primeira vez
Assim, ficou para o dia 30 do mês, uma terça feira, o final do julgamento do processo, no Tribunal Regional Eleitoral, do Ceará. O TRE julga, já com votos determinantes, se o PL fraudou a cota de gênero nas últimas eleições para deputados estaduais. Quatro nomes, os eleitos, perderiam seus mandatos se as ditas forem suficientes para a cassação. Estão entre os arrolados, duas mulheres e dois homens, sendo que um dos homens, Carmelo Neto e uma das mulheres, Dra.Silvana, foram campeões de votos. Isso, entretando não quer dizer nada para os analistas à luz fria dos autos. Ouvir especialistas é escutar um som monocórdio: as provas são contundentes e robustas o que restará ao Tribunal ratificar os votos que hoje julgam pela cassação dos mandatos. Neste jornal, edição de ontem, na página 3, a reportagem é simples e direta; o Tribunal dá como certo o fim dos mandatos do PL. O pedido de vista do processo, feito pelo presidente do TRE, mesmo que vote contra o que a maioria já determinou, ainda assim o julgamento será pela cassação porque seu voto será juntado aos dois que hoje formam a minoria.
A frase: “As provas são contundentes contra o PL. Isso poderá inclusive ter efeitos no presidente do partido no Estado, Acilon Gonçalves, prefeito do Eusébio”. De um atilado observador da cena, com assento no direito eleitoral.
Metrofor e Seinfra inauguram obras do Sistema Metroviário de Fortaleza e Região Metropolitana - Metrô de Fortaleza
Insuportável (nota da foto)
O Metrofor informa: Os trens estão parando em Fortaleza porque os ladrões de fios de cobre estão roubando nossas linhas de transmissão. Aí, alguém pergunta: “É assim tão difícil encontrar um comprador de fios de cobre roubados em Fortaleza?
Escalando o “banco”
Em mandando pra casa os quatro do PL, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará escalará para a titularidade da Assembleia do Estado, Audic Mota, do MDB, Gordinho Araujo, do PSDB, Nizo Costa do PT e Bruno Pedrosa do PDT.
Raiva muita
Os deputados estaduais Pastor Alcides e Carmelo Neto foram às redes sociais para acusar o PT de tentar cassar os mandatos dos quatro parlamentares do PL eleitos em 2022.
Como dito ontem
A ação movida pelo Ministério Público Eleitoral pede a anulação dos votos atribuídos aos candidatos e às candidatas e a cassação dos mandatos de Carmeno Neto e do Pastor Alcides e das deputadas estaduais Marta Gonçalves e Dra. Silvana por suposta fraude na cota de gênero.
Foi assim...
O Ministério Público Eleitoral denunciou o PL por registrar candidaturas de mulheres sem que elas soubessem que estavam na disputa por um mandato parlamentar.
Olha onde vai cair um recurso
O julgamento no TRE está suspenso e o placar é de 4 x 2 pela cassação de mandatos. Se prevalecer a cassação, o PL pode recorrer ao TRE e ao TSE para preservar os mandatos das duas deputadas e dos dois deputados estaduais.
Se...
Um dos votantes virar o voto e o Presidente do Tribunal votar contra a cassação, seria a única saída para os acusados que, na verdade são vítimas do partido. Caso contrário, diria o populacho: Morreu Maria-Preá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário