Coluna do Macário batista para o dia 25 de maio de 2023


Estudantes do Ceará são premiadas na ISEF, a maior feira internacional de ciências e engenharia
Elas são da cidade de Pedra Branca e se destacaram com o projeto de um novo filtro de carvão, capaz de tornar a água potável.-As estudantes Kalyne Vitória Falcão e Lauanda Vitoriano Lima, da Escola Estadual Antonio Rodrigues de Oliveira, de Pedra Branca (CE), conquistaram o primeiro lugar do prêmio USAID Science for Development - Climate and Environment Protection - na International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acaba de ser realizada entre 14 e 19 de maio, no Estados Unidos. Entregue pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional para iniciativas voltadas à proteção do clima e do meio ambiente, a premiação concedeu às alunas uma premiação de 5 mil dólares. O evento reuniu mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competiram na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, num total de US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira na ISEF foi composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). No total, o Brasil conquistou cinco prêmios e uma menção honrosa na ISEF.O projeto das estudantes de Pedra Branca foi um dos selecionados pela FEBRACE. O filtro de carvão desenvolvido por elas é capaz de ajustar todos os parâmetros físico-químicos da água, como condutibilidade, solidez e pH, para torná-la potável. O carvão é obtido da jurema-preta, uma planta abundante em todo semiárido nordestino que tem poucas aplicações comerciais e, portanto, acaba sendo descartada de forma inadequada em queimadas. Para produzi-lo, emite-se pouco gás carbônico, a uma taxa 87,5% menor do que as emissões das queimadas. O carvão é aplicado em conjunto com uma fibra siliconada, um produto com a aparência de um algodão, areia e pedra, também usado filtros convencionais. O grande diferencial do produto é a acessibilidade e o custo. Para produzir um filtro i ndustrial desse carvão ativado, é preciso investir apenas 50 centavos em fibras siliconadas (já que os outros componentes podem ser encontrados com facilidade na natureza), enquanto filtros de água convencionais, que encontramos nas residências, custam ao consumidor 100 reais em média.
A frase: “Quem ganha no grito é vendedor de picolé”. Deputado Osmar Baquit, denunciando feitos políticos no interior do Ceará.
Litoral leste,em festa (Nota da foto)
Na segunda feira,dia 22 a Assembleia do Ceará se instalou na cidade de Icapui, litoral leste do Estado. Sempre faz essa semana de preparação para a sessão especial itinerante que os deputados estaduais fazem no interior.Hoje, a partir das 9 horas com quorum assegurado – deputados desde ontem estão no município – a primeira itinerante do ano marcará a série de mais 4 para o segundo semestre. Icapuí é conhecida como a terra da lagosta e esta no extremo leste do Ceará, a 200 quilômetros de , o município de Icapuí é caracterizado por praias preservadas, falésias e boa oferta de lagostas.
Itinerante
A pauta é pequena, mas os discursos serão muitos. A Assembleia do Ceará fará hoje, quinta feira,25 de maio , a primeira sessão itinerante de 2023. Não há grandes projetos para votação, ficando restrita a pauta a requerimentos.
Fala muita
Num primeiro instante a presidência da Casa daria, conforme o protocolo legislativo, aos discursos e reivindicações dos deputados estaduais e até, a possibilidade de falas de lideranças regionais, como deputados federais, o que seria inusitado.
A semana
Desde segunda feira a Assembleia do Ceará está em Icapui, com serviços que sempre leva para eventos itinerantes. A Assembleia costuma levar parceiros para emissão de documentos, serviços médicos-odontológicos e até instrumentos de trabalho com trânsito.
Terceirão
Inadimplência no Nordeste do país. Dentre as Unidades Federativas, a Bahia liderou com o maior número de CNPJs inadimplentes (338.170), e com exceção de Alagoas, todas atingiram o recorde da série histórica do Indicador de Inadimplência, iniciada em 2016.O Ceará é o 3º.em dívidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário